Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Este mês, Aracaju registra 60 vezes mais casos de covid-19 do que em dezembro de 2021, diz secretária da Saúde de Aracaju

phpThumb_generated_thumbnail

Nos primeiros 20 dias deste mês de dezembro, Aracaju já registrou 3.117 casos positivos de covid. O número é quase 60 vezes maior que o registrado no mesmo período de 2021, que teve apenas 52 casos positivos da doença, representando um aumento de 5.894%.

Já em comparação aos primeiros 20 dias de dezembro de 2020, quando Aracaju registrou 10.037 casos, esse número é equivalente a 31%. “Ou seja, no ano passado tivemos um bom grande recuo na questão de positividade da doença, porém, esse ano, voltamos a crescer consideravelmente, inclusive no número de óbitos. Em 2020, foram 54 óbitos por covid, caindo para dois, em 2021, e voltando a aumentar para sete este ano”, alerta a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

De modo a conter o avanço da doença, a Prefeitura de Aracaju reuniu no dia 22 novembro deste ano o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para decidir novas estratégias de contenção do coronavírus na capital.

Entre as medidas definidas, tiveram destaque o retorno do TestAju e a recomendação do uso de máscaras por indivíduos com sintomas gripais, idosos acima de 65 anos, imunossuprimidos, pessoas com doenças crônicas preexistentes, indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto.

“Após essa reunião também passamos a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, em ambientes públicos do município, nas unidades de saúde e no transporte coletivo. Reativamos o funcionamento diário do gripário, no bairro Coroa do Meio, além de mantermos a possibilidade dos usuários realizarem o teste de covid em todas as unidades básicas e nos dois hospitais municipais, Fernando Franco e Nestor Piva. Também reforçamos a comunicação voltada para quem continua com doses adotadas da vacina”, elencou a secretária.

Além dessas ações, o município ampliou a quinta dose para pessoas a partir de 70 anos de idade, com no mínimo seis meses de intervalo da quarta dose. Liberou a aplicação da Pfizer Baby para o público geral de seis meses a menores de três anos e abriu um novo ponto de vacinação na Praça Fausto Cardoso. Vale destacar que a vacina contra covid está disponível em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde da cidade, na praça Fausto Cardoso e nos sábados, nos shoppings.

Foto: Marcelle Cristinne

Leia também