Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

GOVERNADOR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DO CORPO DE BOMBEIROS EM ITABAIANA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1-3

O governador Fábio Mitidieri assinou na manhã desta quinta-feira (30) a ordem de serviço para a construção do novo quartel do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), localizado na cidade de Itabaiana. O investimento é de quase R$ 3 milhões, oriundos de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), executado pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe em prol do CBMSE. A assinatura aconteceu durante a solenidade de entrega da reforma e ampliação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato, localizada no Parque de Exposições João Cleófas, na Zona Norte de Aracaju.

A nova unidade do CBMSE será erguida em um terreno localizado no bairro Anísio Amâncio de Oliveira e terá uma área total construída de quase 1 mil m². O projeto é moderno e possui instalações que atendem às necessidades das equipes da corporação que atuam tanto no atendimento às ocorrências como em atividades administrativas. O prazo de execução da obra é de 300 (trezentos) dias, a partir da assinatura da ordem de serviço.

O governador Fábio Mitidieri destacou a importância da construção do novo quartel do CBMSE em Itabaiana. “É uma obra pela qual eu já lutava e desejava ver pronta quando era deputado federal atendendo a um pedido do deputado estadual Luciano Bispo, e agora como governador deveremos entregar essa obra para o Corpo de Bombeiros, para o povo de Itabaiana e de Sergipe”, afirmou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso ressaltou que a corporação já vem prestando um grande serviço à sociedade funcionando em prédios locados e que essa nova unidade vem para fortalecer a presença do Corpo de Bombeiros no município e na região, uma vez que nos possibilita o reforçar a capacidade operacional com novas viaturas e mais efetivo, além de melhorar os serviços de atendimento ao público que vai até o quartel. “Assim, ganha a nossa tropa com a melhoria nas condições de trabalho e a sociedade ganha ao ter profissionais mais motivados e capazes de entregar um serviço ainda melhor quando forem acionados”, afirmou o comandante.

O Corpo de Bombeiros está presente em Itabaiana desde agosto de 2004, quando foi inaugurado o 3º GBM, responsável pelo atendimento a 21 municípios do Agreste e Sertão Sergipano, atuando em diversos tipos de ocorrências como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, dentre outros. Os militares também são responsáveis por realizar vistorias e análises de projetos de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e eventos da região. A unidade já funcionou em dois prédios diferentes que foram adaptados para receber os militares.

Características do novo quartel

A Edificação será erguida em um terreno de 1.129,16m² com área total construída de 963,53m² e compartimentada em 03 (três) ambientes, sendo uma área operacional contendo dormitórios (masculino e feminino), reserva técnicas de materiais e equipamentos, garagem para abrigo de cinco viaturas Viaturas (Auto-Bomba Tanque, Ambulância, Embarcação…), ambiente destinado para desinfecção e descontaminação, área destinada à paramentação e desparamentação dos militares, sala de comunicação e gestão de operações. O segundo ambiente é a área administrativa e de atendimento ao público, onde funcionarão o comando, o serviço de atividades técnicas, seção administrativa e sala de reunião, já no terceiro ambiente, chamado de área de apoio, serão instaladas a sala da descompressão/instrução, academia de musculação, arquivo, refeitório e sala para entretenimento. A obra está orçada em R$ 2.944.584,45 (Dois milhões, novecentos e noventa e quatro mil, quinhentos e oitenta e quatro reais e quarenta e cinco centavos).

A solenidade, que também teve a assinatura de outras três ordens de serviço para obras na área de segurança pública, contou ainda com a presença do vice-governador Zezinho Sobral, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, o vice-prefeito de Itabaiana, Everton Carvalho, conhecido como Neném de Verso, o empresário Edson Passos, que doou o terreno para a construção do novo quartel, parlamentares, além de outras autoridades.

Fonte: Ascom CBM/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também