Desde o início da atual gestão do Governo do Estado, ampliar o número de escolas que ofertam o Ensino em Tempo Integral era um dos principais objetivos na área da educação. Com essa ampliação, promovida através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Sergipe passou de 72 para 96 o número de escolas com essa modalidade, com 24 novas unidades que, por consequência, geraram um aumento de mais de 1.150 matrículas para novos estudantes na modalidade em 2023. Isso tudo graças ao Programa de Educação em Tempo Integral, que promoveu a inclusão do modelo entre 11 escolas de Ensino Fundamental, a partir do 6° ano, e 14 de Ensino Médio.
Para o ano de 2024, o número aumentará ainda mais. As escolas que ofertam o ensino integral passarão de 96 para 101 unidades. Serão duas para o Ensino Fundamental, duas para o Ensino Médio e uma para o Ensino Profissionalizante, além da ampliação da modalidade em escolas que só ofereciam o estilo para o Ensino Médio, integrando agora ao Ensino Fundamental.
Com esses números, Sergipe avança para o alcance da meta nacional e se destaca em quarto lugar com a maior taxa de matrículas em Tempo Integral. Em termos de resultados, a modalidade também se destaca em seus indicadores. A partir dos dados da Seduc, a taxa de aprovação é cerca de 93%. A partir da implantação do Programa no estado em 2017, observa-se uma diminuição na taxa de abandono de 12,2% para menos de 1% entre os anos de 2022 e 2023. Atualmente, são mais de 21 mil alunos matriculados na rede estadual na modalidade ensino integral.
Com a ampliação, a modalidade integral já é uma realidade em 84% do território sergipano, em 63 municípios, o que oportuniza novas perspectivas para os sergipanos. A previsão do Governo é atingir o compromisso firmado no Plano de Metas e contemplar 156 unidades da rede estadual de ensino nos próximos três anos.
A coordenadora do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral, Mônica Rodrigues, destaca a implementação bem-sucedida do programa no estado de Sergipe como uma marca da atual gestão. Ela ressalta que cada escola que adota a modalidade contribui para ampliar as oportunidades para a juventude, e, como efeito disso, uma sociedade melhor e mais capacitada.
“A educação em Tempo Integral já é uma realidade no Brasil e os resultados são evidentes. Sergipe não poderia ficar fora das conquistas que essa modalidade proporciona para a educação do nosso povo. Educação que continua avançando pela busca de mais qualidade, com inovações pedagógicas e de gestão, melhoria na infraestrutura transformando o futuro dos sergipanos”, ressaltou Mônica.
Além dessas modalidades, o Governo amplia, de forma visionária, mais escolas profissionalizantes, demonstrando o quanto está atento aos pedidos dos alunos sergipanos, oferecendo não somente uma educação de qualidade, mas também capacitação profissional para que os estudantes sejam inseridos o mais rápido possível no mercado de trabalho. O secretário da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, relembrou os objetivos e as medidas do Governo do Estado para a educação no ano de 2024, ampliando ainda mais a qualidade da educação no Estado.
“Quatro metas estão em andamento e deverão ser concretizadas até 2026, como o fortalecimento do Plano Estadual de Educação Integral do Estado de Sergipe, a reestruturação do currículo do ensino em Tempo Integral, a viabilidade para criação do Programa Bolsa Aprendizagem, além de aquisição e distribuição de kits de laboratórios de ciências da natureza e matemática para escolas de Ensino Médio”, afirmou Zezinho Sobral.
A Escola em Tempo Integral é Nota 10
Um dos vários exemplos da Educação em Tempo Integral dentro de nosso Estado é o Centro de Excelência Governador Djenal Tavares Queiroz, localizado na cidade Aracaju (DEA). De acordo com o diretor do colégio, César Henrique Pita Estrelado, o Djenal Tavares Queiroz teve um desempenho excelente no índice de avaliação do SAESE divulgado este ano, o que comprova a eficiência da metodologia do Ensino Integral na unidade escolar.
“Um dos meus objetivos de trabalhar com o Ensino Integral é justamente pela possibilidade desse desenvolvimento humano que a modalidade tem na formação do estudante. Desde 2018, nós temos trabalhado para engajar nossa equipe e fortalecer a metodologia do modelo. Uma das coisas que mais me agrada e que me deixa bastante satisfeito é perceber que a gente tem caminhado, desde o início dessa implantação até o presente momento, para aprofundar esses conhecimentos do ensino integral e que ele fique inserido em nossa mente e no comportamento do estudante para sempre”, destacou César Henrique.
A professora de Língua Portuguesa Karine Melo e Silva Andrade compartilhou sua experiência na transição do ensino regular para o integral no Djenal Tavares. Mesmo assustada com a mudança no primeiro momento, ela ressaltou as oportunidades oferecidas, como estudo orientado, as tutorias, as matérias eletivas e as monitorias oferecidas, que enxergam a dificuldade dos alunos e os motivam a melhorar.
“Eu, como professora de língua portuguesa, encarei alguns desafios com meus alunos do terceiro ano. Ao longo do ano letivo, estabelecemos parcerias com as monitorias, o que fez toda a diferença, promovendo a ajuda para os alunos, ao mesmo tempo em que os próprios estudantes se tornaram protagonistas. Não ficamos obcecados apenas com aprovações, mas sim em sistematizar o conhecimento. O resultado? Notas de redação subindo, aprovações na UFS e um progresso constante”, finalizou Karine.
Já a professora de Projeto de Vida e da Área de Natureza, Renata Mecenas, expressou sua paixão pelo ensino integral, destacando as vantagens desse modelo educacional. Ela enfatiza a importância do tempo prolongado com os alunos, disciplinas flexíveis e maior contato, proporcionando uma experiência mais completa e além do tradicional sistema de ensino.
“A escola em tempo integral não é só uma escola, não é só um sistema. Ela é bem mais do que isso. Essa modalidade nos permite conhecer e ser parceiro do estudante, assim como viver a escola de verdade. Eu considero o Ensino Integral, literalmente, extraclasse, seja no conotativo ou no denotativo”, proclamou a professora, emocionada.
Protagonismo no Ensino Integral
Destaques no Centro de Excelência Governador Djenal Tavares Queiroz, os estudantes Tainá Araújo de Menezes e Joedson Alves dos Santos são protagonistas quando o assunto é Ensino Integral. Ambos são estudantes monitores na categoria de desempenho escolar, que desenvolvem atividades práticas, diminuindo o risco escolar e avançando na aprendizagem para atingir a média de excelência e superar esse índice.
Joedson Alves, estudante do 2º ano do Ensino Médio, apontou as medidas de destaque no colégio para o protagonismo dos monitores, ao relatar sua experiência com disciplinas eletivas, destacando o Itinerário Formativo, Projeto de Vida e Protagonismo Eletivo, que não somente “auxiliam os estudantes na formação comum, mas também os direcionam a aprofundar mais e mais na área que querem seguir”, pontuou Joedson.
Já Tainá Araújo, que está no 1º ano do Ensino Médio, sonha em cursar Medicina e compartilhou sua experiência no ensino integral na instituição, destacando a complexidade, mas também sua gratidão pela modalidade. Ela ressaltou a descoberta de habilidades e o ambiente acolhedor proporcionado pela gestão e professores.
“Acho que o Ensino Integral é um ambiente muito acolhedor. O Djenal é um lugar maravilhoso, em que eu me sinto extremamente à vontade para aplicar todos os meus conhecimentos nas monitorias e ajudar os alunos que precisam de um auxílio maior. Eu gosto muito do ambiente escolar e não tenho a menor vontade de sair. É maravilhoso ver como o Ensino Integral muda nossa vida a cada momento, e ainda temos muito a evoluir em conjunto com a gestão”, afirmou Tainá.
Foto: Ascom Seduc