Há 25 anos atrás que o jovem Luciano Barreto Júnior sonhava em montar uma estrutura para o ensino de jovens e crescimento de cada um deles no Estado. Seu pai, empresário Luciano Barreto, levou adiante esse desejo do filho e montou o Instituto Luciano Barreto Júnior, que está completando 20 anos.
Júnior dizia: “melhor do que transformar um sonho em realidade, é transformar realidade través de um sonho”. Hoje esse sonho de Júnior se transformou em realidade e oferece serviços na área da educação, que serve a muitos jovens que integravam o seu pensamento, sendo mantido exclusivamente com recursos da sua família. Lá é proibido receber verbas públicas ou doações privadas.
Segundo diz o pai de Júnior, empresário Luciano Barreto, “Júnior sonhou com isso há 25 anos atrás, de forma persistente. Ele defendia um projeto que voltasse para a Educação”. Sua mãe, Maria Celi, emocionada, diz que “o Instituto já passou por mais de 18 mil jovens e não tem outro caminho que não seja a Educação, trazendo futuro melhor para tantos jovens”. Maria Céli é a presidente do Instituto Luciano Barreto Junior.