Aracaju, 16 de maio de 2024
Search

PLENÁRIO RETORNA EM 2024 COM ALGUMAS MUDANÇAS E BUSCANDO IR MAIS FUNDO NOS BASTIDORES

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A coluna Plenário só retorna dia 03 de janeiro. Um pequeno recesso em razão de um “movimento parado” na questão informações de bastidores. A maioria dá um tempo para curtir os festejos de final de ano, mais voltado para a família, mesmo que não deixe de contatar com lideranças e eleitores. É provável que a coluna ofereça algumas mudanças a partir do próximo ano, para tentar uma proximidade com as redes e grupos que oferecem informações in loco, buscando sempre, diretamente na fonte, notícias do fundo dos bastidores, de tudo que está ocorrendo e que poderá acontecer. Lógico que é difícil pela eficiência de quem atua nessa área de informação via internet, mas não se pode recuar diante do que se tem de fatos em sigilo e que estão prestes a acontecer, em se tratando de política.

Lógico que em 2024 todos desejam o melhor e se mostram dispostos a mudar estilos para incrementar projetos que consigam impressionar a sociedade. Mas, geralmente, tudo fica na promessa, mesmo que haja necessidade de modificar uma estrutura já arcaica de fazer política, tanto no setor da oposição quanto da situação em todo País, o que deixa no ar perguntas como: “quem assume o Lula na esquerda e até o Bolsonaro na direita?” Há uma escassez de lideranças que permaneçam na mente do povo, como um exemplo de eficiência para o Brasil. Vive-se mais uma perspectiva de ‘argentinização’ dos procedimentos políticos, que de um desenvolvimento que eleve a confiabilidade da população no desenvolvimento e mudanças de ações e estilos.

E é isso que esperamos para que seja cumprida a mensagem eterna de um ano diferente, em relação a esse eterno lenga-lenga de evolução bem acima do que se viveu no ano anterior.

Encontro na Orla

O governador Fábio Mitidieri (PSD) fez confraternização com auxiliares e convidou alguns deputados estaduais, além do senador Laércio Oliveira.

*** Ocorreu em um restaurante da orla e, segundo um dos participantes, em nenhum momento se falou sobre eleições em Aracaju e política de um modo mais amplo. Quem acredita?

*** Entre os parlamentares o papo ainda girou, “en passant”, sobre eleições municipais em cidades do interior.

Bolsonaro em Aracaju

O ex-presidente Jair Bolsonaro já está em São Miguel dos Milagres (AL), onde passará a virada do ano na Pousada Villas Taturé, na praia do Toque.

*** A informação é que de lá, Bolsonaro pode passar por Aracaju logo após o ano novo. A confirmar…

Adir à disposição do PL

O Partido Liberal não está fora da disputa pela prefeitura de Aracaju. O advogado Adir Machado coloca o seu nome à disposição, mas avisa: “não serei candidato a vereador”.

*** Adir diz que seguirá orientação política de Valmir de Francisquinho (PL), ouvindo a sua orientação política.

Daniele e novo partido

A delegada Daniele Garcia, que aparece como o nome preferido por todos para vice, continua no Podemos, mas dentro da estrutura política tem quem sugira que ela mude de partido: “estamos analisando qual seria”, diz.

*** Segundo Daniele, “quanto a ser vice, as especulações são muitas, mas não posso emprestar meu capital político a qualquer um”. Está certa…

Jorginho e Sérgio

O deputado estadual Jorginho Araújo (PSD) permanece ocupando o mandato na Alese, neste período de recesso, e retornará à Casa Civil no final do período.

*** Com a volta de Jorginho, assume o primeiro suplente Sérgio Reis (PSD) e um outro nome será nomeado para a Representação de Sergipe em Brasília.

Yandra com todo pique

A deputada federal Yandra Moura (União Brasil) está trabalhando para disputar a Prefeitura de Aracaju. Durante o Natal, Yandra visitou vários bairros, levando mensagens à população.

*** Durante o réveillon, Yandra Moura vai viajar por alguns dias e retorna em janeiro com todo o pique para conquistar eleitores e disputar a Prefeitura de Aracaju.

Linda repudia

A deputada Linda Brasil posta “todo repúdio à violência de gênero cometida por um vereador de Cristinápolis, que também é presidente da Câmara Municipal”.

*** E prestou solidariedade à vítima…

*** Diz que “é inaceitável qualquer tipo de violência contra a mulher e precisamos combater o machismo estrutural, venha ele de onde vier”.

Fecha para balanço

O PABX do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) está sem funcionar já há alguns dias, o que dificulta o atendimento de pessoas que recebem medicamentos.

*** Há reclamação de dependentes do Case em razão da falta de contato.

*** Um detalhe: o Case, como acontece todos os anos, fecha para balanço na sexta-feira e só vai atender ao publico hoje e retorna na terça-feira.

Márcio em entrevista

O ministro Márcio Macedo, em entrevista à Folha, diz apostar no avanço de políticas sociais e econômicas do governo Lula (PT).

*** – O objetivo é quebrar resistências de eleitores de Jair Bolsonaro (PL) que, para ele, ficaram adormecidos na disputa eleitoral e agora estão acordando.

*** – As pessoas estão vendo que não tem discriminação contra ninguém, perseguição a ninguém, que as políticas públicas estão sendo direcionadas para resolver os problemas da população e que a economia está sendo cuidada de forma muito eficiente, afirmou.

Engordar caixa

Rogério Carvalho (PT) diz que “as privatizações para engordar o caixa da Petrobras e distribuir mais dividendos, como foi a do campo de Carmópolis, gerou desempregos e empobrecimento do Estado”.

*** – Falta competência técnica a várias empresas como estas que adquiriram ativos da Petrobras, para produzir petróleo, disse.

Hospital e exame

Christian Lindberg postou, ontem, que “a eficiência do setor privado de saúde é algo assustador. No principal hospital do coração de Sergipe, só há vaga para realizar um exame de coração no final de maio de 2024”.

*** O hospital agradeceu o contato e mostrou eficiência: procurou Christian e o exame do paciente já está agendado para amanhã (sexta-feira).

Giro pelas redes sociais

Arthur Lopes – Emprestei 300 reais pra uma pessoa, ela pagou certinho. Ontem ela manda mensagem perguntando se eu não posso tirar um carro no meu nome…

Revista Fórum – STF revalida diálogos que apontam “conluio” entre Gabriela Hardt e procuradores Lava Jato.

Fórum – STF revalida diálogos que apontam “conluio” entre Gabriela Hardt e procuradores Lava Jato.

Silbueno – É muita paixão recolhida… o cara saiu da presidência há um ano, mas a turma não esquece.

Carlos Eduardo Locatelli – Só no Brasil que um fundo eleitoral financia um candidato inelegível. Já vivemos no universo do filme Idiocracy.

Folha – Lula mantém empresários à distância no primeiro ano de mandato. Abandonou o costume de mandatos anteriores de chamá-los para reuniões reservadas em Brasília.

Papa Francisco – É preciso ser guardião do próprio coração. O bom êxito de toda batalha espiritual depende muito do seu início: em vigiar sempre o nosso coração.

Blog do Noblat – Deputados batem recorde e gastam R$ 79 milhões da cota parlamentar para autopromoção.

Leia também