Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

PREFEITO EDVALDO VISITA PRIMEIRA ESCOLA MUNICIPAL TOTALMENTE EQUIPADA COM O PROGRAMA “ESCOLA TECH”

DSC_3780

O prefeito Edvaldo Nogueira visitou, na manhã desta quarta-feira, 7, a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Jornalista João Oliva Alves, localizada entre os bairros 17 de Março e Santa Maria. A unidade de ensino é a primeira da capital a ter todos os equipamentos tecnológicos do programa “Escola Tech”. Lançada pela Prefeitura  no início desta semana, a ação pioneira equipará todas as 79 escolas do município com 800 displays interativos, câmeras de reconhecimento facial, totens digitais para chamadas e sistemas de inteligência artificial. A ação também conta com a distribuição de 25 mil notebooks para os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, embarcados de conteúdos educativos para uso em sala de aula ou em casa.

“Essa é a realização de um grande sonho. Quando retornei à Prefeitura, em 2017, idealizei um projeto de modernização da educação municipal, a partir de recursos tecnológicos, tanto do ponto de vista de infraestrutura como educacional. Hoje, estamos vendo essa revolução acontecer, permitindo que os nossos alunos aprendam ainda mais e absorvam os conteúdos de forma a se tornarem, futuramente, mais competitivos. Então, é uma grande alegria visitar a Emef João Oliva, primeira escola a ter todos os equipamentos do programa Escola Tech em pleno funcionamento, e ter a certeza de que estamos fazendo um grandioso trabalho”, destacou Edvaldo, ao verificar as câmeras inteligentes instaladas na entrada da unidade de ensino, além dos demais aparatos tecnológicos, já em utilização pelos professores e alunos.

Ao visitar a Emef, acompanhado do secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, o gestor da capital ressaltou também que, com o projeto tecnológico, as escolas do município serão colocadas em um patamar ainda mais elevado. “Nós conseguimos subir a régua e isso me deixa muito orgulhoso, visto que nenhuma escola particular possui a quantidade de material embarcado como as nossas escolas, a partir desta ação. Além da tecnologia de identificação, que traz mais segurança para o estudante e para os pais, com o envio da mensagem SMS informando a presença do aluno na escola, há, também, os notebooks e os materiais pedagógicos de qualidade. Ou seja, são investimentos que resultarão em uma melhor aprendizagem. Das nossas escolas, sairão alunos e alunas competitivos que vão ter na escola pública as mesmas condições, ou até melhores, que na escola privada. E esse será o nosso sucesso. Esses meninos e meninas serão, no futuro, os construtores do Brasil”, reiterou.

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, destacou que o “Escola Tech’ é um projeto que integra o Planejamento Estratégico da gestão municipal, com o objetivo de dotar todas as unidades de ensino da rede municipal de Aracaju com equipamentos tecnológicos, transformando o ambiente escolar em um local mais atrativo. Além disso, segundo o secretário, o programa também assegura aos professores melhores condições de trabalho.

“Fizemos um pacote com uma série de soluções, que incluem a identificação facial de crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como da comunidade escolar que transita na escola. Toda criança que adentrar em uma escola da rede pública municipal, que for cadastrada em nossos sistemas, será identificada, e o seu pai ou responsável receberá um SMS informando que essa criança acabou de adentrar ou de sair da escola. Isso traz mais segurança às nossas escolas”, explicou.

O secretário detalhou que, além disso, os notebooks entregues beneficiam não somente os alunos, mas também seus familiares. “É o início de um projeto ambicioso, de inclusão digital, não só dos nossos estudantes, mas também das suas famílias. Estamos em um processo de distribuição de 25 mil notebooks educacionais, com internet ilimitada durante um ano. Nas suas residências, os alunos terão uma extensão da escola, tendo acesso às atividades do professor, conteúdos e todo o conhecimento que está disponível na internet. Mas estamos também dando a inclusão digital às suas famílias, que poderão usar o computador para ter acesso aos serviços da Prefeitura”, ressaltou.

Diretor de TI do Departamento de Tecnologia da Informação da Semed, Caio Davinis Melo Gomes Silva esclareceu que, para a instalação dos equipamentos das unidades de ensino, todos os profissionais que atuam no ambiente escolar estão passando por formação. “Esse aprendizado permite que esses ativos tecnológicos tenham, de fato, valor pedagógico. Sem contar que todos esses aparatos estão gerando dados, uma quantidade massiva de informações, que incorporadas ao nosso Sistema Integrado de Gestão Educacional, nos possibilitará sintetizar e otimizar os processos e identificar, com antecedência, a taxa de sucesso e insucesso escolar dos estudantes”, disse.

Para a professora Lívia Maria Oliveira, do 5º ano, os investimentos feitos pela Prefeitura foram “excelentes”. “O display interativo foi uma ferramenta de tecnologia que veio para agregar às crianças. Hoje, elas têm mais prazer e mais foco nos estudos, mesmo porque elas são de uma geração tecnológica. Então, acredito que isso é um atrativo a mais. Todas elas querem correr para a lousa digital para escrever, ter o prazer de interagir com vídeos, com jogos. A aula teve ganhos maravilhosos e ficou super interessante, porque eles podem visualizar, podem interagir em tempo real com os conteúdos. É tudo novo. Nós saímos de uma lousa branca para uma lousa tecnológica, mas foi excelente. Eu acho que isso vai engrandecer muito as nossas aulas”, afirmou.

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Leia também