Os Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos das Redes Públicas Municipais de Sergipe tiveram um encontro marcado nesta terça-feira, 9, com o Coordenador Geral de Apoio às Redes de Educação Básica do Ministério da Educação, Alexsander Moreira, que orientou os municípios sobre o processo de alimentação do SIMEC, do módulo PAR4 no campo das condicionalidades do VAAR/Fundeb.
Mais de 80 gestores de Sergipe participaram do encontro ocorrido através da plataforma Google Meat, tendo como anfitriã a presidente da Undime/SE e Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Franco, e o secretário executivo da Undime/SE, Arinaldo Neto. “Com a publicação da resolução que sobre as metodologias de aferição do VAAR, muitos municípios ficaram com dúvidas de sobre a inserção dos dados no sistema do Simec e nós resolvemos então convidar o professor do MEC, Alexsander, para fazer esses esclarecimentos e um passo a passo mostrando na prática fazendo uma oficina de como esses dados devem ser inseridos no sistema. Ele parabenizou por ser a primeira seccional no país a fazer o encontro”, disse.
O coordenador do MEC, Alexsander Moreira, iniciou sua fala mostrando as condicionalidades do Novo Fundeb reportadas na Lei 14.113/2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mais precisamente em seu Art. 14, em que trata do cumprimento das condicionalidades, a exemplo do ato normativo para a escolha do cargo ou função de gestor escolar de acordo com critérios de mérito e desempenho; melhoria da gestão e realização de avaliações; redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais.
O representante do MEC ainda fez um passo a passo sobre o acesso ao Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), portal operacional e de gestão do MEC, e como utilizar o módulo PAR4, o Plano de Ações Articuladas de cada município.
Foto Maria Odília
Fonte: Assessoria de Comunicação Undime/SE