Informe publicitário
Para organizar uma empresa é necessário uma atuação estratégica com o envolvimento de todos os colaboradores, abraçando diversas etapas de otimização. Para contribuir com isso, a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, tem aderido cada vez mais pela Metodologia 5S, que abrange o controle de qualidade e tem sido muito praticada pelas organizações. Com base nisso, a Diretoria Executiva da Deso tem incentivado suas unidades para que organizem seus processos com foco na qualidade. E, com esse intuito, criou a Assessoria de Gestão de Qualidade Total – ASGQ, com papel de assessorar a Companhia na formulação da política de qualidade, para implementação de boas práticas e melhorias de desempenho.
Um exemplo disso, é a participação cada vez mais frequente, de várias dessas unidades, no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS, um instrumento muito importante para empresas que buscam qualidade, e muitas unidades da Deso já alcançaram o reconhecimento desse prêmio. Nesse processo, a Metodologia 5S se torna uma ferramenta essencial. Essa metodologia, criada no Japão, na década de 1950, se baseia em cinco pilares, cujas palavras em japonês iniciam com a letra S, são elas: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (sáude) e Shitsuke (autodisciplina), tendo como objetivos, melhorar o ambiente de trabalho, melhorar a qualidade de vida, concretizar o trabalho em equipe, facilitar a execução das tarefas, reduzir gastos e desperdícios, e otimizar o espaço físico.
De acordo com a Assessoria Técnica de Operação e Manutenção, responsável pela aplicação da metodologia, a Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade – GCV foi a mais recente unidade a implantar a metodologia. Cabe ressaltar que, para que o método logre êxito, o comprometimento de todos é fundamental e foi o que aconteceu no Laboratório. O processo durou uma semana e envolveu toda a equipe, que trabalhou na reorganização do setor, seguindo os preceitos da metodologia. O resultado foi um ambiente mais limpo, seguro, eficiente e organizado, promovendo a satisfação de seus colaboradores pela sensação de bem-estar proporcionada. A preocupação agora é com a aplicação do 5º S (senso de autodisciplina), para manter tudo que foi conquistado durante o processo.
Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade
Para a Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade, é uma forma de organizar utilizando os recursos atuais, de forma a preservar o colaborador, a limpeza do ambiente e melhorar a produtividade. No dia a dia da unidade, fica preservada a saúde do colaborador e a produtividade esperada pela empresa. A expectativa a partir de agora, diante dos resultados é manter a metodologia ativa, com a participação de 100% dos colaboradores, sem a necessidade de cobrança. Diante da experiência vivenciada, a metodologia vai proporcionar uma melhora no ambiente de trabalho, no desempenho e na saúde do colaborador.