Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Pessoas com deficiência visual saem às ruas por igualdade de direitos

1

Por Maraisa Figueiredo

A Associação de Deficientes Visuais do Estado de Sergipe (Adevise), realizou na tarde desta quinta-feira, 30, a 2ª Caminhada Todos Somos Iguais. A iniciativa é um grito contra o preconceito e a favor da igualdade de direitos para pessoas com deficiência. A caminhada teve concentração na Praça da Bandeira, percorreu a Avenida Barão de Maruim, a Rua Itabaiana e encerrou na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju, com a apresentação do Coral Terceira Visão.

“Continuamos na luta pela inclusão social. É o nosso grito de guerra, o nosso objetivo buscar o respeito e a dignidade perante os poderes e a sociedade. Essa caminhada já está no calendário da Adevise e será realizada todos os anos, para que possamos abrir os olhos da população e fazê-la perceber que nós, seres humanos, somos todos iguais”, afirma o vice-presidente da Associação e coordenador do evento, Roque Hudson.

Aos 68 anos, Niceu Dantas Posener relata as dificuldades do dia a dia de uma pessoa cega. “As calçadas são tão irregulares, cheias de desníveis e obstáculos, que eu me sinto mais seguro caminhando no meio da rua; é uma luta para as agências bancárias colocarem sinais sonoros; o transporte público, nós só conseguimos utilizar se pedirmos informação a um e a outro. Por isso estamos aqui alertando sobre a necessidade de tornar a cidade mais acessível”, comenta.

O vereador Lucas Aribé (PSB), que é cego, enfatizou os direitos das pessoa com deficiência. “Apesar de todos os avanços que temos tido no âmbito legislativo, a sociedade ainda precisa conhecer essas conquistas. Conhecer e respeitar, garantindo o espaço, a inclusão. Muitos acham que a pessoa com deficiência quer privilégio, benefícios, mas o que queremos é simplesmente o respeito aos nossos direitos. Temos direitos, mas não temos oportunidades, pois ainda existe muita discriminação. Precisamos lembrar que o Estatuto da Pessoa com Deficiência, um dos nossos principais documentos jurídicos, nos garante o acesso à saúde, educação, moradia, ao emprego, ao ensino superior, enfim, à vida com dignidade”, ressalta o parlamentar.

Foto Assessoria do parlamentar

Leia também