Aracaju, 3 de maio de 2024
Search

Vacina contra febre amarela está disponível em todas as UBSs de Aracaju

phpThumb_generated_thumbnail

A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos infectados das espécies Aedes, Haemagogus e Sabethes e a vacina é a forma mais eficaz de proteção. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferta o imunizante em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para pessoas de 9 meses a 59 anos.

Desde agosto de 2022, a vacina faz parte do calendário de rotina para crianças de 9 meses a menores de 5 anos, e a partir deste ano, a faixa etária foi ampliada até os 59 anos, mas há diferenças no esquema vacinal, como explica a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

“Houve a ampliação da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, mas é importante lembrar que a vacina é dose única para a população de 5 a 59 anos. Para crianças de 9 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, são administradas duas doses: a 1ª aos 9 meses de idade e o reforço aos 4 anos” explica.

Febre amarela

De acordo com o Ministério da Saúde, não há registro confirmado de febre amarela urbana no país e todos os casos, desde 1942, são silvestres, quando a doença foi transmitida por vetores que existem em ambientes de mata.

O risco de transmissão no país é baixo por diversos fatores, entre eles a cobertura vacinal, o que reforça a importância do imunizante. “Não estamos em área de risco, mas precisamos lembrar que a doença é transmitida por vetores como o Aedes aegypti, que pode ser encontrado em espaços urbanos e por isso é preciso enfatizar que a prevenção com a vacina é fundamental”, disse Larissa Ribeiro.

Pontos de vacinação

O imunizante está disponível nas 45 UBSs, das 8h às 16h30, sendo algumas unidades com horário estendido, das 8h às 18h30. São elas: Antônio Alves, Geraldo Magela, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, José Machado, José Calumby.

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacina.

Foto: Ascom/SMS

Leia também