Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju discutiu, junto a representantes da Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Sergipe (FENEN/SE), o uso de máscara em ambiente escolar e outras medidas sanitárias como forma de prevenção às Síndromes Respiratórias Agudas Graves, comuns nesse período chuvoso.
Na ocasião, ficou acertado que a Fenem irá emitir uma nota técnica para que as escolas sigam as orientações da SMS sobre continuidade dos protocolos sanitários em ambientes escolares.
O encontro foi solicitado pela Federação após publicação de decretos estaduais e municipal desobrigando o uso de máscara e liberando realização de eventos educacionais.
“Estamos buscando um entendimento e resolvemos pedir apoio às Secretarias de Saúde de Aracaju e do Estado para conversarmos com pais e alunos. Temos uma comunidade acadêmica heterogênea, o que dificulta a unidade no cumprimento de orientações’, disse o presidente da Federação, Renir Damasceno. O vice-presidente da instituição, Sebastião Filho, também acompanhou a reunião e sugeriu a realização de campanha educativa sobre uso de máscara em ambientes fechados.
Ao lado da Diretora de Vigilância em Atenção e Saúde, Taise Cavalcante, e do diretor Jurídico da SMS, João Vitor, a secretária Waneska Barboza explicou a recomendação de se manter o uso de máscara em ambientes fechados e citou o crescimento de casos de síndrome gripal em Aracaju, principalmente na faixa etária de 0 a 4 anos, que não está inserida no Programa Nacional de Imunização contra à covid-19.
“Até julho, o número de casos de síndrome gripal vai aumentar por conta do período chuvoso. A forma que temos de prevenir é a máscara, higienização das mãos. É recomendado, nos eventos escolares, que as pessoas usem máscara e estejam vacinadas com, ao menos, duas doses de vacina. É de bom tom que se oriente dessa forma, já que exigir o uso da máscara não é mais permitido. Dessa forma, podemos minimizar problemas futuros”, afirmou Waneska.
Dados
Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde aponta crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças com idade entre 0 e 4 anos. O período analisado foi de 27 de março a 2 de abril e mostra aumento de 19,8%. Houve um crescimento por três semanas seguidas de casos nessa faixa etária, entre final de fevereiro e início de março, quando foi registrado o pico de 26 internações.
Na semana atual, a positividade de casos por semana apresentou uma queda de 30,7% e redução de 20% na média diária de internamento. Quando se compara com os últimos 15 dias, a redução do número de casos novos/dia por semana é de 84,21%.
Foto Ascom SMS
