Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Sergipe é o segundo Estado do Nordeste e quinto de todo país em ranking de transparência das informações sobre a Covid-19

Sergipe segue avançando como ‘Alto’ no nível de transparência com os recursos públicos utilizados no enfrentamento ao novo coronavírus. É o que aponta o ranking do Índice de transparência da Covid-19, divulgado pela ONG Open Knowledge Brasil no último dia 19. Na pesquisa, Sergipe é o 2º no Nordeste e o 5º estado mais transparente do Brasil.

A organização, que avalia o conteúdo, a granularidade e o formato das informações divulgadas da doença, classifica de 0 a 100 pontos os estados brasileiros, e Sergipe aparece com 88 pontos, oito pontos a mais que a última avaliação, divulgada no dia 17 de junho.

O Índice de Transparência da Covid-19 3.0 faz coleta de dados mensais. Os níveis de transparências são descritos por Alto, Bom, Média, Baixo e Opaco. Em maio de 2020, o Estado ocupava a 12ª classificação do ranking nacional. Na avaliação divulgada no dia 8 de setembro de 2020, pela ONG Open Knowledge Brasil, o estado já era o sexto do país.

“A transparência sempre foi prioridade em qualquer momento da nossa gestão, e no momento da pandemia, nós tivemos que aprimorar ainda mais as nossas ferramentas. Esses dados só demonstram a seriedade e a responsabilidade da gestão, no intuito de garantir o maior acesso à informação para que a população e os órgãos de controle possam acompanhar o direcionamento dos recursos, que vêm sendo empreendidos desde o início do enfrentamento ao coronavírus, pontuou o governador Belivaldo Chagas.

Todas as ações do governo são divulgadas e atualizadas diariamente no site oficial de notícias e no http://sergipecontraocoronavirus.net.br, assim como nas redes sociais do governo de Sergipe, Facebook e Instagram. Com o detalhamento das informações, os sergipanos podem acompanhar o número de notificações, de casos confirmados, pacientes curados e de óbitos. Também é possível checar a situação por municípios, além de faixa etária, sexo e comorbidades. O número de pessoas imunizadas no estado também é disponibilizado.

Leia também