Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Hemose funcionará um sábado ao mês para atender doadores

slide_5a490792d3ae488630986d8bac052a25

Visando proporcionar mais tranquilidade aos doadores de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) , divulgou nesta terça-feira, 15, o calendário de atendimento aos sábados durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

O funcionamento diferenciado faz parte do ‘Sabadão Solidário’, programa criado para abertura do Hemocentro durante um ou mais sábados ao mês e, também quando houver feriados, na sexta ou segunda-feira. O ‘Sabadão Solidário’ ocorrerá no próximo dia 26 de agosto, das 7h às 11h, e na sequência nos dias 16 de setembro, 14 de outubro e 4 de novembro, sempre no mesmo horário.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, a proposta do atendimento aos sábados é facilitar o acesso do cidadão que não consegue fazer sua doação de sangue durante a semana. “Sábado é um dia mais tranquilo pois tem muitas pessoas que residem em Aracaju ou no interior, que não trabalham. Também é uma oportunidade para que os voluntários e líderes de grupos possam organizar suas caravanas para colaborar com o serviço”, destaca a gerente.

Segundo Rozeli, nos últimos três anos o número de doações de sangue vem oscilando e a abertura em um sábado ao mês busca garantir a ampliação dos estoques de todos os grupos sanguíneos. “O Hemose realiza uma média diária de 70 a 80 coletas. A maioria são doações de reposição, para atender a necessidade de algum paciente. O ideal é termos na unidade mais doadores regulares, que doam em intervalos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres, assim conseguiremos coletar pelo menos 120 bolsas de sangue ao dia”, ressalta Rozeli.

Critérios

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade de 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg e comparecer à unidade bem alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8039, 3259-3174 e pelo e-mail ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.

Foto: Arthuro Paganini

Leia também