Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Aprovados devem se atentar a datas de matrículas

slide_b0ab72ffe93b20afde36cb5a0e5c5bc3

Matrículas na UFS ocorrem entre os dias 2 e 7 de fevereiro

Após problemas técnicos que adiaram a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, o Ministério da Educação publicou o resultado definitivo na quarta-feira, 31. Por consequência, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) orienta que os alunos revisem os resultados e fiquem atentos às datas das matrículas nas instituições em que optaram cursar o ensino superior.

Para os aprovados na primeira chamada do Sisu 2024 que escolheram a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o período de matrícula será de 2 a 7 de fevereiro de 2024. A matrícula será feita diretamente na instituição em que foi concedida a vaga. O Ministério da Educação ainda disponibilizará novas chamadas. “Orientamos que os alunos consultem os resultados definitivos e tenham acesso aos editais de matrículas das instituições em que foram aprovados. Quem não foi aprovado deve manifestar interesse na lista de espera até o dia 7 de fevereiro. A próxima lista sairá no dia 16 de fevereiro”, avisa a coordenadora do Programa Pré-Universitário da Seduc, Gisele Pádua.

A Seduc já computou mais de 600 alunos da rede pública estadual de ensino  que foram aprovados nos mais de 100 cursos da UFS e em outras instituições de ensino superior por todo o país. A lista tende a aumentar à medida que os candidatos vão deixando as férias escolares de lado e passam a verificar os resultados definitivos.

A estudante Rayssa Victoria Silva Ramos, do Centro de Excelência José Carlos de Sousa, foi aprovada no curso de Medicina na UFS. Ao longo de três tentativas, Rayssa conta a trajetória de perseverança, superação e vitórias, ao se deparar com ansiedades, medos e inspirações até chegar a aprovação.

De família humilde, chefiada por mulheres, a futura cirurgiã cardiotorácica conta que teve muitas inspirações que a fizeram superar obstáculos nos estudos, a exemplo da avó, primeira da família a ingressar numa universidade. “Minha mãe é manicure. São guerreiras, criaram os filhos sozinhas, passaram por muitas, mas hoje estou aqui não somente porque passei em Medicina, mas para orgulhá-las. Estou muito feliz, agora é momento só de comemorar”, disse.

O estudante Eli Gama Souza, do Centro de Excelência Professor João Costa, disse que desde o 6º ano do Ensino Fundamental estuda em escola pública, e foi nela onde encontrou o sentido para ir atrás da aprovação no curso de Medicina.

“Participei do programa Jovem Protagonista, da monitoria na escola. Venho de uma rotina de estudos, em uma escola em tempo integral, fazia um curso online. Desde a 1ª série estudo aqui no ‘Costão’, e aqui sempre foi um espaço acolhedor. A escola pública foi onde encontrei o sentido para buscar, correr atrás”, ressaltou. A direção do Centro de Excelência João Costa ainda contabiliza os resultados e, na sexta-feira, 2, fará o tradicional almoço dos aprovados.

Festa dos aprovados

No Centro de Excelência Atheneu Sergipense, o hábito de reunir os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi seguido à risca na terça-feira, 30, após as primeiras informações sobre o resultado. Os professores prepararam o pincel, a tesoura e muniram-se de alegria para manter a tradição de cortar o cabelo e escrever o nome do curso e da universidade na pele dos aprovados.

A aluna Débora Beatriz, que cursará Letras/Português na UFS, disse que vem de uma família de professores, e que o sonho dela era também seguir a carreira do magistério. “Me inspiro todos os dias na minha família, repleta de professores, e nos professores que tive”, apontou.

Talles Guilherme Barreto Santos, aprovado em Direito, também compartilhou do momento de alegria. “Pretendo seguir o curso e me inspiro todos os dias em uma tia minha que é servidora pública do Tribunal de Justiça da Bahia”, contou.

Primeiro a ingressar no ensino superior da família, o futuro jornalista Júnior Paixão destacou que a expectativa dele é se matricular na UFS e fazer carreira na área de comunicação.

No Centro de Excelência Cleonice Soares Fonseca, em Boquim, são mais de doze alunos aprovados, entre eles, o jovem protagonista Guilherme Nascimento, aprovado em terceiro lugar no curso de Letras da UFS. “A escola pública não só me ajudou na conquista, como me proporcionou a oportunidade de ter acesso a uma educação de qualidade. É possível enxergar no meio educacional de nosso país que a educação pública vem crescendo dia após dia e mostrando o grande potencial dos seus alunos.  Enxergo com total certeza que foi a educação pública nesses 13 anos que me direcionou ao resultado que obtive”, argumenta Guilherme.

A estudante Aline Sofia, do Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores, destaca que desde criança buscou dedicar-se à educação, por entender que ali estava o futuro dela, as oportunidades e a aprovação no curso de Direito da UFS. “Meus pais me mostraram, me incentivaram. Eles são professores e me motivaram cada vez mais a buscar o melhor, a estar bem informada. Tive a sorte também de encontrar excelentes professores”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, parabeniza todos os aprovados e destaca que é uma conquista não somente dos alunos, mas também dos professores, pais e responsáveis. “Neste dia de conquistas, parabenizo a comunidade escolar, os professores e os familiares, e desejo que esse seja só o começo de um futuro promissor. Como gestor, vejo com muita alegria. As conquistas são reflexos de grandes histórias construídas com muita determinação, garra e dedicação. A força da escola pública dá resultados grandiosos, frutos de muito comprometimento ao longo do ano. Estamos felizes e celebramos com todos essas conquistas”, afirmou.

Foto: Ascom Seduc

Leia também