Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Casos de Covid-19 voltam a crescer em Sergipe, diz Fundação Fiocruz

vacina-terceira-dose-1024x768

O novo Boletim do InfoGripe, divulgado pela Fundação Fiocruz, alerta que voltou a crescer em Sergipe o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19. Aracaju também está entre as oito capitais que apresentam sinal de crescimento da doença. Em Aracaju, Boa Vista, Fortaleza, Macapá e Salvador, o sinal se dá principalmente nas crianças e pré-adolescentes (até 14 anos de idade). O estudo é referente à Semana Epidemiológica (SE) 36, período de 3 a 9 de setembro.

Coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes ressalta que, embora o ritmo de crescimento não seja alarmante, merece atenção. Diante do atual cenário, Gomes chama atenção para a importância da testagem e reforça a necessidade de a população estar em dia com a vacina contra a Covid-19, de acordo com a sua faixa etária. “É fundamental a vacina no braço dentro da recomendação atual das doses de reforço. Caso não esteja em dia, busque o posto de saúde mais próximo. Assim, esse ciclo de crescimento de Covid-19 que estamos começando a observar será de menor impacto. O risco fica bem menor com a vacina, principalmente, para evitar o desenvolvimento de casos graves”, frisou.

Testagem a importante

Em relação à testagem, o pesquisador orienta a quem apresentar um quadro de resfriado ou sintomas gripais (como dificuldades respiratórias, tosses, espirros e desconfortos no corpo) a procurar um posto de saúde ou a buscar o seu médico da família para se informar e fazer a a testagem. “Além disso, a recomendação, principalmente neste momento, é que pessoas com sintomas de síndrome gripal possam fazer repouso, ficar em casa e fazer o isolamento. Essas medidas são importantes não só para a recuperação, mas também para diminuir a circulação de vírus respiratórios na nossa população, seja por causa da Covid-19 ou qualquer outro vírus respiratório”. Gomes reforça ainda que para quem apresentar esses sintomas e tiver que sair de casa, o uso da máscara de proteção é imprescindível.

Foto: Secom/PMA

 

Leia também