Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

Circuito Esportivo Interescolar de Bairros movimenta escolas

72280698cdef61a77f99d6f85d38fa74

A primeira edição do Circuito Esportivo Interescolar de Bairros aconteceu na sexta-feira, 27, no Centro de Excelência Professor Paulo Freire, no bairro Industrial, em Aracaju, envolvendo mais de 500 estudantes das unidades escolares José Carlos Ferraz, São José e Professor Paulo Freire. Organizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), o circuito promove atividades esportivas, de lazer e culturais, envolvendo competições interescolares, com o intuito de garantir o acesso ao esporte, fortalecer o vínculo da escola com a comunidade e ocupar conscientemente os espaços públicos.

Foram realizadas atividades como competição de queimado, corrida de saco, desafio de travessão, dança das cadeiras, pimbarra com fitas, cabo de guerra, corrida de limão, além de atividades de pintura e desenho por escolas. Em formato de gincana, em uma das etapas as equipes tiveram que criar um grito de guerra contendo o nome e algo que lembre as atividades da escola.

O estudante Jhonny Henrique, aluno do 8º ano do Fundamental da Escola São José, só parou de torcer pela escola quando foi o protagonista da corrida de limão. “Acho muito interessante esses tipos de atividades, porque fazem com que os alunos não fiquem presos ao celular. É uma competição boa. Espero que aconteça sempre”, disse.

Idealizada pela Superintendência de Educação da Seduc, por meio da coordenadoria de Esporte Escolar e Cultura, o Circuito Esportivo Interescolar de Bairros pretende garantir a ocupação responsável do espaço público pelos estudantes nos diversos territórios de Sergipe, além de pontuar as escolas que mais se destacarem, desenvolvendo um sentimento de pertencimento dos alunos com a escola. “Eu pensei em fazer o melhor desenho porque estou torcendo pela minha escola. Aqui eu represento o Paulo Freire”, afirmou a aluna Raíssa Batista, da 2ª série B do Ensino Médio do Centro de Excelência Professor Paulo Freire, primeira unidade a receber o Circuito.

O superintendente da Educação, professor Edson Costa, destacou que a intenção do encontro interescolar é trazer a comunidade para a escola e desenvolver justamente esse sentimento de pertencimento entre os alunos por meio de atividades esportivas e recreativas. “Vamos prosseguir com o Circuito nos bairros de Aracaju e cada vez mais expandir a ação”, explicou.

Alegria e competitividade

O secretário da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, foi telespectador de todas as etapas e incentivou os alunos a participarem cada vez mais de atividades como as realizadas na primeira edição, já que são recreativas e em ambientes que promovem hábitos saudáveis.

O secretário participou da entrega dos troféus, que recebeu em primeiro lugar o Colégio Estadual Augusto Ferraz, com 190 pontos; seguido pelo Centro de Excelência Professor Paulo Freire, com 170 pontos; e em terceiro lugar, a Escola Estadual São José.

A diretora da escola campeã, Terezinha de Carvalho Sobral, emocionou-se ao ter em mãos o troféu símbolo de conquista coletiva da escola. “Pela primeira vez os alunos participaram de uma competição com essa e trouxemos os pais. Estamos muito felizes, pois é uma construção coletiva de professores, da gestão, dos alunos. Todos participam e vamos continuar participando”, disse a diretora do Colégio Estadual Augusto Ferraz.

Foto: Ascom/Seduc

Leia também