É nesta quinta-feira, 25 de agosto, a partir das 9h30, no Clube do Banese, na Atalaia, que o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) vai discutir sobre propostas para a política de Saúde Mental no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental (4ª CESM). Os 544 delegados eleitos nas conferências municipais e regionais vão consolidar 12 propostas para serem discutidas na etapa nacional em Brasília em 2023.
O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). O tema é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A psicóloga, mestre em saúde coletiva pela Universidade Federal da Bahia e professora de Psicologia da Universidade Tiradentes, Tais Fernandina Queiroz, será a palestrante.
Haverá uma apresentação cultural com os “Tambores do Sertão”, um grupo formado por usuários e trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Regional de Nossa Senhora da Glória;homenagem às pessoas com relevantes serviços na área de saúde mental do estado; a apresentação do documentário “A Velha do Shopping?”, da cineasta Gabriela Caldas; a apresentação musical do adolescente beatlemaníaco Pedrinho, O Cara e ainda terão dois intérpretes de libras.
A conferência é um espaço de discussões de temas relevantes à saúde para avaliar a situação e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal, por isso é realizada em três etapas. As conferências e os conselhos de saúde são formados por representantes da sociedade, ou seja, os usuários, trabalhadores e gestores/prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esta conferência é temática, quer dizer, só estão sendo debatidas ações em relação à saúde mental, inclusive se tornou um tema ainda mais evidente após o início da pandemia da covid-19”, explicou a coordenadora da Conferência, a conselheira estadual de saúde, Dicleia Vitor Ferreira. A etapa municipal ou regional em Sergipe iniciou em 28 de janeiro e seguiu até 07 de julho, onde foram formuladas propostas que serão avaliadas agora na etapa estadual e tiradas as propostas que serão levadas para a nacional, que ocorrerá em maio do ano que vem em Brasília.
O credenciamento dos delegados titulares e suplentes vai iniciar às 7h30, no local do evento.
Serviço
O que: 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental (4ª CESM)
Quando: 25 de agosto de 2022
Horário: 9h30
Onde: No Clube do Banese, na Atalaia, em Aracaju/SE
Contato: Gleydiomar Góis (assessora de imprensa do CES/SE) – 99958-9450
Fonte CES/SE