Em parceria entre a Coordenação de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade da SSP (CPVC) e a Secretaria da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), foi aplicado um questionário com os estudantes do Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, no último dia 30 de março. O objetivo da iniciativa é a aplicação e o desenvolvimento do Projeto do Observatório de Preconceitos na Rede Estadual de Ensino de Sergipe, com vistas à implementação de Modelo de Convivência para Resolução de Conflitos nas Escolas baseado nas teorias da Psicologia Social.
Para a professora doutora Dalila Xavier de França, a aplicação dos questionários deu início às atividades de análises prévias dos estudantes a respeitos dos objetivos do projeto, visto que nesta fase estará sendo construído o diagnóstico do estado dos estudantes em relação à autoestima pessoal e grupal, crenças e estereótipos relativos ao próprio grupos e demais grupos sociais.
“Do ponto de vista metodológico o objetivo deste diagnóstico é estabelecer parâmetros com o propósito de comparar a efetividade das ações futuras a serem implementadas no ambiente escolar, pois este mesmo questionário será aplicado ao final das intervenções e, desta forma, poderemos fazer o contraponto entre o início e o final das atividades e assim analisar a qualidade e efetividade dos estudos interventivos”, destacou.
Já para a coordenadora de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade da SSP, agente de polícia judiciária e professora da Rede Estadual de Ensino, Abigail Souza, esta oportunidade coloca a Secretaria da Segurança Pública em um contexto de compreensão profunda dos diversos fatores que provocam e reverberam em quadros e ciclos de violência, os quais comprometem no processo de ensino e aprendizagem, bem como na perspectiva de manutenção de um ambiente de Cultura de Paz dentro da Comunidade Escolar.
A coordenadora Abigail Souza enfatizou a importância da participação das professoras doutoras Dalila Xavier de França (Departamento de Psicologia da UFS) e Raquel Freitag (Departamento de Educação da UFS), além do professor doutor Marcus Eugênio Oliveira Lima (Departamento de Psicologia da UFS).
“Pois concretiza a construção de parceria entre a gestão pública e a academia na aplicação de uma política pública de qualidade e perene e de poder intervir por meio de um outro “olhar” e “lugar de fala”. Isso nos coloca na vanguarda de um enfrentamento primário à Violência e Criminalidade, o qual tem sido potencializado nos últimos anos, em especial, no período pandêmico, em que as crianças ficaram isoladas, sem experienciar a vivência escolar cotidiana”, concluiu.
Fonte e foto SSP