Aracaju, 29 de abril de 2024
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Escolas da rede municipal se preparam para o início das aulas nesta segunda

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Escolas da rede municipal de ensino de Aracaju estão preparando equipe e ambiente escolar para o início das aulas do ano letivo 2023, na segunda-feira, 27. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), contabiliza mais de 34 mil alunos matriculados nas modalidades creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

O intuito da Semed para este novo ano letivo nas escolas públicas municipais é dar continuidade ao trabalho de recomposição da aprendizagem devido às consequências das aulas remotas nos anos anteriores e à garantia da qualidade em todos os serviços ofertados através das unidades escolares.

Segundo o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, com o trabalho intersetorial que tem se fortalecido na rede, e as ações pedagógicas de fortalecimento da aprendizagem, a expectativa para este novo ciclo é bastante positiva.

“Neste novo ano letivo, a educação municipal seguirá cumprindo o papel que é o de bem educar as nossas crianças, jovens e adultos. Aproveitamos as férias para realizar manutenção na estrutura de algumas escolas. Além disto, promovemos a Jornada Pedagógica 2023, que foi um sucesso e buscou preparar ainda mais os nossos profissionais para o planejamento e a prática didática. Em 2022, colhemos resultados satisfatórios das nossas ações, agora entraremos em uma nova fase de fortalecimento das estratégias”, pontua o secretário.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria, a gestão escolar reuniu a equipe de educadores e funcionários para uma grande reunião interna. A diretora da unidade escolar, Izabel Cristina Santana, conta que, na ocasião, foram discutidas ações e metodologias que devem estar alinhadas com o trabalho da Semed.

“Tivemos uma Jornada Pedagógica exclusiva da escola para discutirmos questões bem específicas da nossa rotina. Dialogamos, por exemplo, sobre o tema gerador interdisciplinar. Já é uma prática nossa e esse ano estamos com um mote bem interessante que é ‘Auto responsabilidade para a felicidade’. Estamos tão felizes, gratos com tantos resultados positivos e aguardando os alunos para o primeiro dia com um aulão bem bacana”, explica Izabel Cristina.

Acolhimento e união

No bairro América, a Emei Joaquim Cardoso de Araújo realizou uma reunião de pais e outra especialmente para a equipe de professores e funcionários da escola. A diretora da unidade de ensino, Cristiane Costa, conta que o acolhimento às famílias e a união dos profissionais que fazem a escola é fundamental para um ensinar e um aprender com qualidade.

“Na manhã desta sexta, reunimos a comunidade escolar, apresentamos os novos integrantes daqui e também tivemos outro momento em que nos reunimos com os professores para uma pauta estritamente pedagógica. Para a primeira semana, teremos acolhimento com música, fazendo uma boa integração das crianças em sala de aula e observando também as suas individualidades”, relata Cristiane.

Na Emei Pierre Averan, localizada no Bairro Industrial, a coordenadora pedagógica Bruna Laíse Oliveira diz que, tanto o ambiente físico quanto os educadores e funcionários já estão preparados para receber as crianças.

“Alinhamos os pontos entre toda a equipe, da cozinheira às professoras, para estarmos fortalecidos e conseguirmos trabalhar melhor no ambiente físico. As professoras já estão cuidando das salas, preparando dinâmicas para receber os nossos nenéns e organizando os nossos espaços. Temos uma novidade que é um local para leitura, com almofadas e livrinhos de histórias contadas de modo visual”, explana Bruna.

Jornada Pedagógica 2023

Com o tema “O planejamento pedagógico e a mobilização para o interesse pela aprendizagem”, a Educação de Aracaju realizou a Jornada Pedagógica 2023. O evento aconteceu no Teatro Tobias Barreto e no Centro de Convenções AM Malls, na quinta, 23, e foi ofertado para todos os diretores escolares, coordenadores pedagógicos e administrativos e professores das 79 unidades de ensino da rede.

Durante a programação, importantes reflexões foram abordadas, como, por exemplo, estratégias que possibilitem aos estudantes atingir as competências e habilidades previstas na BNCC, desenvolver ações de planejamento entre os grupos de docentes e gestores de acordo com a esfera de atuação, e ampliar os espaços e a atuação de mobilização dos estudantes para aprendizagem por meio de ações pedagógicas.

Manutenções e serviços

Uma série de manutenções e reparos nas escolas foi realizada pela Semed neste período de férias escolares. Foram investidos cerca de R$ 600 mil em serviços de melhorias na estrutura e ampliação da acessibilidade das unidades de ensino.

Através das Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied) e de Serviços Auxiliares (Coaux) da Diretoria de Administração e Finanças (DAF/Semed), um cronograma anual e mensal é seguido para a execução dos serviços.

Imagem: Marcos Paixão/Ascom Semed

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