Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Estudantes medalhistas de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Maria e Sophia

Pelo menos quinze escolas públicas estaduais foram premiadas com medalhas e menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências 2022. Em Sergipe, as medalhas de ouro foram conquistadas por duas meninas: Maria Fernanda M. dos Santos, que estuda o 6º ano no Colégio Estadual José Inácio de Farias (Monte Alegre de Sergipe), e Sophia Ferreira C. de Melo, estudante da 1ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual Tobias Barreto (Aracaju).

A Olimpíada Nacional de Ciências é um evento técnico/científico organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), cujos objetivos são despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; dentre outros.

Essa é a segunda vez que Maria Fernanda participa de uma olimpíada científica. Com apenas 12 anos, é muito disciplinada e cumpre horários de estudos a fim de garantir um bom rendimento tanto na escola quanto em competições como a Olimpíada Nacional de Ciências. “Fiquei muito feliz de participar da olimpíada. Gosto de assistir a séries e canais do YouTube de iniciação à ciência. Foi uma prova bem difícil, mas consegui passar e ganhei a medalha de ouro. Agradeço à minha família e à professora Eudina por sempre incentivar os estudos”, concluiu.

Já a jovem Sophia Ferreira Carvalho de Melo competiu em três edições: 2019, 2021 e 2022,  nas quais recebeu menção honrosa, bronze e ouro, respectivamente. Ela foca os estudos em provas de anos anteriores, assim consegue entender o formato da prova para garantir bons resultados. “Eu soube da olimpíada deste ano por meio da professora de Física, e foi ela quem me passou os resultados também. Tentei me preparar para a prova, principalmente pelas edições anteriores que disponibilizam no site da ONC. Durante a pandemia os assuntos de Biologia realmente ficaram atrasados, por isso comecei a ver outras aulas pela internet que davam um apoio maior no conteúdo”, contou.

Em cerimônia de premiação a ser divulgada a organização da Olimpíada Nacional de Ciências concederá bolsas de iniciação científica júnior oferecidas pelo Ministério da Cidadania; expedição de certificados para ingresso em universidades por premiação em olimpíadas do conhecimento; troféus oferecidos por instituições parceiras; viagens e outras premiações de acordo com as parcerias/patrocínios oferecidos pelos parceiros da ONC.

Outras unidades tiveram estudantes premiados com medalhas de prata, bronze e menção honrosa. Foram elas: Centro de Excelência Dr. Milton Dortas (Simão Dias), Colégio Estadual João XXIII (Aracaju), Centro de Excelência Abdias Bezerra (Ribeirópolis), Centro de Excelência de Educação Profissional Berila Alves de Almeida (Nossa Senhora das Dores), Centro de Excelência Prof. Abelardo Romero Dantas (Lagarto), Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho (Itabaianinha), Colégio Estadual Murilo Braga (Itabaiana), Colégio Estadual Professor Artur Fortes (Aracaju), Colégio Estadual Coelho e Campos (Capela), Centro de Excelência Roque José de Souza (Campo do Brito), Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho (Umbaúba) e Centro de Excelência Atheneu Sergipense (Aracaju).

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Leia também