Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Estudantes sergipanos são premiados no 38ª  Jogos da Primavera

foto Maria Odília 19082022 (4)

No ranking das escolas que mais pontuaram, a rede estadual foi muito bem representada pelo Colégio Estadual Ivo do Prado, em Aracaju (7º lugar), pelo Centro de Excelência Leandro Maciel, em Rosário do Catete (11° lugar) e pela Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, em Aracaju (12º)

Chegou ao fim mais uma edição da maior competição do esporte escolar do estado: os Jogos da Primavera de 2022. A festa de premiação e encerramento aconteceu na última sexta-feira, 19, na Arena Batistão, em Aracaju, e reuniu alunos atletas e paratletas de várias partes de Sergipe. Ao todo, foram mais de 5 mil jovens de 250 escolas públicas e particulares, competindo em 21 modalidades, durante três meses. Este ano a competição estadual foi seletiva para os Jogos da Juventude, que irão acontecer pela primeira vez no estado de Sergipe, em setembro, e para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecerão no Rio de Janeiro, no mês de outubro.

A superintendente Especial de Esportes do Governo de Sergipe, Mariana Dantas,  destacou que neste ano os Jogos da Primavera aconteceram em uma versão turbinada. “Diante de tudo que nós passamos devido à pandemia, em 2020 não tivemos competições. Em 2021, fizemos uma edição bastante reduzida, e em 2022, trouxemos bastante inovações e novas modalidades condizentes com a grandiosidade desse evento. A cada edição melhoramos e ampliamos nossos jogos, e este ano, além de toda a equipe sem igual da Superintendência, quero agradecer e parabenizar as escolas e professores que têm se engajado mais e mais, fazendo um esporte com muita qualidade para nossos estudantes. O nível tem subido e a participação também. E esta é a nossa missão: levar mais esporte para mais gente”.

O superintendente executivo de Educação, professor José Ricardo de Santana, que representou o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, também elogiou o engajamento e trabalho dos alunos e escolas em torno das competições. “A gente espera que haja sempre essa motivação por parte dos atletas, professores e comunidade em geral. O esporte é isto: significa a descoberta de novos talentos e que a gente possa com isso colocar o nome de Sergipe no cenário nacional. É o que a gente espera; é o que a gente vê nessa festa. Esperamos que este continue sendo um trabalho duradouro como sempre foi”, destacou.

Para o presidente do comitê organizador dos Jogos da Primavera, Wendel de Oliveira Mota Ribeiro, a premiação não se resume apenas à entrega de medalhas e troféus; marca também o reconhecimento da expressiva participação das escolas nas competições. “A gente está muito feliz em poder proporcionar esse momento aqui de alegria e de integração novamente. Independentemente do resultado da cor da medalha, eu acredito que todo mundo está comemorando o retorno do esporte sergipano escolar”, disse.

Festa do esporte

Palco da premiação, o gramado da Arena Batistão ficou pequeno comparado ao entusiasmo dos jovens atletas, muitos dos quais subiram ao pódio pela primeira vez. Para o estudante Luan Vinicius dos Santos Morais, da equipe de Polo Aquático do Colégio Estadual Ivo do Prado, em Aracaju, que foi medalha de prata nos Jogos da Primavera, ter esse reconhecimento é motivo de orgulho para ele e seus colegas. “Estamos felizes com esse resultado, ainda mais por ser destaque em uma modalidade que é pouco conhecida aqui no estado. Espero que com isso outras pessoas se sintam motivadas e possam conhecer mais sobre essa prática de esporte”, espera o aluno. Ele ainda comentou o bom desempenho da sua escola no resultado geral. “Isso mostra que estamos bem e no caminho certo. Meus colegas estão comprometidos com tudo que faz”, acrescentou.

A jovem Adrielly Gomes de Araújo, da Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, em Aracaju, também estava feliz com sua participação nos Jogos da Primavera. Estreando na modalidade de arremesso de dardo, ela garantiu medalhas de ouro e prata. “É gratificante estar aqui e ter esse reconhecimento. Pretendo continuar praticando e competindo”, frisou. Outro estudante destaque foi Lara Fernanda de Oliveira, do Centro de Excelência em Educação Profissional Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro. “Para mim esse momento se resume em uma palavra: felicidade. É a primeira vez que participo dos jogos da primavera, e ter esse reconhecimento é mais que especial, conquistado essa medalha de prata no atletismo”, celebrou ela, falando da importância de ter sido selecionada para representar Sergipe no She Runs – Active Girls Leads, que vai acontecer em Bruxelas, Bélgica.

Fazendo parte do ranking das escolas que mais pontuaram nesses jogos, o Centro de Excelência Leandro Maciel, em Rosário do Catete, foi destaque nas modalidades de atletismo, futsal e no ciclismo, que tradicionalmente volta para casa com muitas medalhas. O professor Wagner Facion, que treina os atletas do ciclismo, explicou que todos os anos o Leandro Maciel tem expressiva participação nos jogos da primavera. Nós participamos de todas as provas, todos os naipes, e conseguimos ao todo dezenove medalhas, saindo campeões em três das quatro categorias, primeiro lugar e no geral e também em primeiro lugar no ciclismo. Volto sempre a dizer que nós trabalhamos no ciclismo de uma maneira assim bem integrativa e bem social, e o resultado das competições é sempre uma consequência de tudo que a gente faz no dia a dia”.

Medalha de ouro no vôlei sentado, o paratleta Felipe dos Santos Teles, do Colégio Estadual Antônio Fontes Freitas, em Aracaju, dedicou o prêmio aos seus colegas. “Competir não é fácil, pois temos que cumprir um rigoroso período de treinamento, nos dedicar bastante. Estou muito feliz com tudo isso porque a gente lutou muito para chegar até aqui”, disse.

O Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG), em Aracaju, foi a escola que mais pontuou nos Jogos da Primavera, ficando com 24 medalhas de ouro, 10 de prata e duas de bronze. A estudante Elizabeth Freire, do IDFG, campeã na modalidade Wrestling, falou do sentimento de ser premiada. “É gratificante a gente chegar nesse dia de premiação e ver que seu esforço e treinamento valeram a pena. Cada momento e cada classificação foi importante. Eu sou grata a todos que chegaram até aqui comigo”, concluiu a jovem, que foi classificada para participar dos Jogos da Juventudes, que acontecem no próximo mês, em Aracaju.

Confira o resultado geral: https://bit.ly/3AbtqCA.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Foto Maria Odilia

Leia também