Aracaju, 22 de setembro de 2025
Search

Exercício físico em casa: a nova realidade observada pelos profissionais de saúde

7

Contabilizados mais de 100 dias de quarentena em nossa capital, com o número de 22.178 testados ao Covid-19, de acordo com o Boletim Oficial de Aracaju no último dia 29 de junho, muitos hábitos dos aracajuanos foram transformados ou ,até mesmo, criados. É o caso da prática de atividade física em casa, algo sempre visto como um obstáculo, mas que agora é refúgio para os dias de isolamento, controle emocional e a sempre busca do corpo saudável.

Para o médico ortopedista pediátrico e especialista em traumatologia, Rafael Gonçalves, a prática de exercícios físicos é algo de extrema importância neste período vivido, uma vez que a atividade de moderada intensidade ajuda a melhorar o sistema imunológico, bem como, a combater o sedentarismo. “Manter-se em movimento de maneira adequada nesta fase de pandemia é recomendado para toda e qualquer idade (seja criança, adolescente, adulto e até mesmo idosos ), desde que o indivíduo não possua nenhuma restrição, a exemplo de problemas cardíacos e ortopédicos, pois nestes casos é preciso o aval do médico responsável, além do acompanhamento de um profissional da área da Educação Física, pois ele é quem irá prescrever o tipo ideal de treino para cada um. É válido lembrar, que ao combater o sedentarismo também previne-se a obesidade, fator de risco para as complicações do vírus”, pontua Rafael.

Diante das recomendações, o ortopedista ressalta algumas preocupações e orientações : “ os pontos que mais me preocupam enquanto médico são as cargas usadas de forma desproporcional , os exercícios sem a estrutura adequada, além do excesso deles, uma vez que o excesso de tempo livre tem sido para muitas pessoas o sinônimo de treinar mais vezes ao dia, o que é grande perigo. Aproveito para ressaltar a importância do uso de tênis para amortecer os impactos, bem como, proteger os pés, da mesma forma que seria usado em outro ambiente de treino. É válido pontuar também que as atividades ao ar livre, de maneira individual, obedecendo às recomendações de higiene também podem entrar na rotina”, exemplifica o médico.

Neste contexto, o personal trainer, Guilherme Fontainha detalha o aumento da procura pelos treinos em casa, algo que, para ele, jamais seria imaginável: “com o método da Consultoria Fitness on-line em alta, muitas pessoas aderiram a essa nova ferramenta. A procura por esse tipo de treino subiu cerca de 70%, número que vai além da procura dos alunos que já faziam os treinamentos presenciais, algo muito motivador e que mostra o quanto as pessoas estão mais preocupadas com a saúde”, afirma o personal.

Sem a possibilidade do acompanhamento presencial, o personal trainer esclarece como tem sido o trabalho junto aos alunos: “nós, enquanto profissionais da área de Educação Física, também tivemos que aprimorar algumas habilidades para esta nova rotina, através de chamadas por vídeo para acompanhar o treino em tempo real (onde podemos corrigir possíveis erros de execução, postura e respiração), assim como, a planilha individual de treino on-line, a qual envio junto a vídeos com os exercícios prescritos, além da realização de aulas em grupos pelas redes sociais”, explica Guilherme, ao complementar que nas últimas leituras realizadas por ele, as atividades mais procuradas têm sido a musculação com o peso corporal ou pesos adaptados, a yoga, o pilates, junto às danças e alguns tipos de lutas.

Em relação aos inúmeros treinos disponibilizados na internet, o personal Guilherme coloca-se favorável às opiniões médicas e também alerta para o perigo: “ eu sempre previno não só meus alunos, amigos e familiares, assim como, o público em geral que me acompanha, que redobrem os cuidados nos treinos em casa, pois nada se torna mais simples ou seguro por estarmos em nosso lar. Nem sempre aquele treino que é bom para o indivíduo A, será o ideal para o indivíduo B. É preciso levar em consideração a sua individualidade, pois o exercício físico feito de maneira errada não trará benefícios e sim, lesões. Sem dúvidas, este momento tem exigido muito mais cuidado com a nossa saúde, por isso recomendo a procura por médicos, educadores físicos, além de profissionais capacitados para cada etapa de melhoria escolhida. Continua valendo muito a pena investir na saúde mesmo dentro de casa”, conclui o profissional.

Fonte e foto Aassessoria

Leia também