Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Fórum Regional Undime Nordeste é aberto em Aracaju

Fotos Silvio Oliveira (4)

O encontro é o primeiro dos cinco fóruns regionais e discutirá temas estruturantes da educação, de forma mais regionalizada

O Fórum Regional da Undime Nordeste teve início nesta segunda-feira, 11, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, com um passeio pelas cores, sons e ritmos dos nove estados nordestinos, protagonizado por alunos que compõem o projeto social “Arte na Escola”, da rede pública municipal de Nossa Senhora do Socorro/SE.

Recorde em quantidade de inscritos, cerca de 1000 participantes, entre dirigentes municipais de educação, técnicos, prefeitos dos municípios nordestinos corresponderam à apresentação e levaram para a abertura do evento um show de alegria e nordestinidade. “A apresentação do Arte na Escola faz aumentar as responsabilidades para os próximos fóruns e nos faz também pensar o quanto a cultura e a educação andam juntas e são importantes”, afirmou o presidente da Undime e DME de Ibaretama/ CE, Alessio Costa Lima, na fala de abertura do evento.

O presidente Alessio Costa agradeceu a disponibilidade do Estado de Sergipe na pessoa do secretário de Estado da Educação e vice-governador, Zezinho Sobral, ao abrir as portas para acolher a todos em torno do primeiro fórum regional da instituição. “A realização dos fóruns regionais foi uma decisão do Colegiado Ampliado da Undime. Nosso Brasil é diverso, e tentaremos respeitar e contemplar essa riqueza. A Undime estará mais próxima de cada Estado. Vamos fortalecer a integração com identidade regional, ouvir opiniões, sugestões, e trouxemos aqui uma pauta voltada ao interesse de cada estado”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, destacou o regime de colaboração entre União, Estados e Municípios, deus as boas-vindas a todos os presentes e disse que Sergipe está de portas abertas para receber o diálogo entre os entes federados em prol da qualidade das atividades e estratégias educacionais. “Ter o programa Alfabetizar pra Valer, que é referência no regime de colaboração com os municípios, e mais de 1000 secretários e técnicos aqui para debater todos esses programas, as atividades na busca de uma educação mais diversa, mais integrativa, é muito salutar”, disse.

Descentralizar e regionalizar

Os fóruns regionais têm o objetivo de descentralizar os debates e fortalecer o compromisso institucional com a representatividade e a diversidade do país. O Fórum Undime Nordeste acontece nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, na capital sergipana. Serão dois dias de imersão em temas estruturantes da educação pública por meio de conferências, mesas-redondas e oficinas ministradas por técnicos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A proposta é proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a socialização de experiências visando à melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.

Os debates irão tratar de assuntos como a execução de recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral, com representantes do Ministério da Educação; a nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital no cotidiano escolar; e oferta dos anos finais e os desafios da juventude, entre outros.

A redução das desigualdades educacionais será tratada na mesa-redonda sobre Gestão Democrática para cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, os participantes irão tratar da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no dia a dia das escolas.

Há ainda um debate sobre a efetividade do regime de colaboração na oferta da alfabetização, seus avanços e desafios, com a participação de secretários de estado da educação e presidentes estaduais da Undime que irão, juntos, abordar as experiências e como estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns e apoiar a implementação de políticas públicas educacionais. Para encerrar, uma abordagem acerca do Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa no que diz respeito a matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Integral.

Além do Nordeste, as outras quatro regiões brasileiras também irão receber Fóruns da Undime. O da região Sul acontecerá em Curitiba, nos dias 15 e 16 de abril; o do Centro-Oeste e do Sudeste serão em maio; e o da região Norte, em junho. As datas serão informadas em breve.

Foto: Silvio Oliveira

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Leia também