Aracaju, 8 de setembro de 2025
Search

Hospital Unimed avança em tecnologia e mantém padrão de qualidade

hospitalunimedse

Em novembro de 2024, a Unimed Sergipe completará 40 anos de atuação no estado. Ao longo dessas quatro décadas, a cooperativa cresceu, rompeu barreiras e hoje se destaca como referência em saúde de qualidade em Sergipe. Com certificação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a unidade Hospitalar, localizada na avenida Gonçalo Prado Rollemberg, bairro São José, cidade de Aracaju, vem avançando significativamente em tecnologia, atendimento humanizado e excelência nos serviços prestados aos beneficiários da rede de saúde.

O Hospital Unimed dispõe de toda uma estrutura física e de RH para atender aos seus clientes/pacientes. O serviço hospitalar atende não somente pacientes Unimed, como também outros planos de saúde. Dentre esta estrutura assistencial, a unidade conta com serviços de urgência que funcionam 24 horas, todos os dias da semana, composto por quatro especialidades médicas, bem como pediatria, ortopedia, cirurgia geral e clínica médica, além de escalas de sobreaviso de várias especialidades: buco maxilo, vascular, neurocirurgia clínica e cirúrgica, urologia, ultrassom, tomografia, dentre outros, a fim de garantir um diagnóstico preciso e uma assistência adequada.

O Hospital também conta com 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segregados entre clínicos e cirúrgicos, uma unidade de centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta e seis salas cirúrgicas, garantindo a celeridade na marcação dos procedimentos, além de mais de 70 leitos de internação, entre pacientes clínicos e cirúrgicos.

De acordo com o diretor de Negócios Corporativos, o médico Márcio Barretto,  um dos maiores diferenciais da Unimed é conseguir reunir todos os equipamentos necessários em um bloco hospitalar diagnóstico, como é o caso da oncologia ampliada. “Em Sergipe, não existe um complexo hospitalar integrado à oncologia, mas nossos pacientes oncológicos conseguem estar dentro do hospital e ter acesso a quase todos os exames necessários e internação ao mesmo tempo. Eu vejo clínicas oncológicas querendo avançar para o que nós temos, isso mostra que nós acertamos no modelo e estamos um passo à frente com a oncologia ampliada”, destaca Márcio.

O superintendente de Negócios Próprios e diretor técnico, o médico Wagner Andrade, afirma que a busca por melhores equipamentos é também uma das prerrogativas da Unimed. Recentemente, o Hospital adquiriu uma atualização da parte do atendimento de colonoscopia e endoscopia, além de uma torre de vídeo de última geração para que a unidade pudesse aumentar o número de atendimentos nessa área, além da tomografia, que dispõe de um software que permite alcançar um resultado mais efetivo.

O diretor também explica que nos últimos seis meses o Hospital focou no aumento do atendimento aos usuários, principalmente da oncologia, trazendo algumas cirurgias que eram realizadas em outros hospitais. Agora, quase 100% dessas cirurgias estão sendo realizadas nesta unidade.

“Ao longo desses seis meses da minha atuação, dois pontos fundamentais vêm sendo aperfeiçoados. Um deles é a melhoria no atendimento, tanto na parte de tratamento com o paciente, ouvidoria, investindo nos funcionários, na segurança ao paciente, revendo os fluxos, modificando condutas, fazendo treinamentos, tudo isso no intuito de manter a acreditação do hospital, que hoje é ONA 2. O segundo ponto é o aumento  dos procedimentos. Quando comparamos com o ano passado, saímos de uma média de 25 cirurgias por dia, para 35-40 cirurgias por dia. Além disso, também aumentamos o número de porte cirúrgico, deixamos de fazer cirurgias menores e começamos a fazer cirurgias de médio e grande porte, ou seja, não é só aumentar o número, mas é também aumentar o porte das cirurgias”, detalha o diretor.

Segundo a gerente administrativa do Hospital Unimed, Elaine Monteiro, o paciente é o principal foco e é a prioridade no serviço prestado. “Nossa prioridade é a experiência do paciente. Buscamos entender e atender às suas necessidades, uma vez que, eles não se vêem mais só como pacientes, e sim como consumidores de um serviço especializado. Diante desta perspectiva, o Hospital busca medir todo o percurso, desde o momento em que o beneficiário procura pelo serviço até sua alta hospitalar. Foi essa dedicação que nos levou ao processo de Acreditação Hospitalar ONA nível 2, que foi conquistado de uma única vez e contou com a participação de todos os colaboradores, equipe multidisciplinar, além de toda uma equipe médica, voltada principalmente na segurança assistencial”, explica a gerente.

Parâmetro de qualidade

Em novembro de 2021, o Hospital Unimed passou pelo primeiro ciclo de certificação para manutenção do selo nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), onde foi acreditado e desde então vem mantendo o padrão de qualidade. A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Ainda de acordo com o superintendente dos negócios próprios e diretor técnico, Dr. Wagner Andrade, revalidar o certificado de acreditação atesta a responsabilidade e constância da Unimed Sergipe em cumprir os requisitos de qualidade e segurança em saúde, confirmando para os beneficiários e para a sociedade a excelência da assistência em saúde prestada pelo Hospital.

“Este ano, nós estamos mantendo os padrões de qualidade, mas em breve passaremos por uma nova avaliação para revalidar esse nível e buscar, no próximo ano, quiçá uma acreditação máxima. Existe uma cartilha do setor de acreditação na qual a gente precisa focar em determinadas áreas, bem como laboratório, enfermagem, protocolos de atendimento de algumas patologias médicas, ensino continuado. São diversas fases, desde o atendimento na porta do hospital, com uma recepção humanizada, até critérios de protocolos médicos, no qual o médico deixa de ter a conduta única, para manter uma conduta coletiva. É importante que toda equipe hospitalar possua um atendimento balizado naquele padrão que foi estabelecido, para que haja um nível de atendimento uniforme, e é isso que estamos fazendo”, completa Wagner.

De acordo com o diretor de Negócios Corporativos, Márcio Barretto, o Hospital vem investindo constantemente em qualidade nos serviços prestados na unidade de saúde, principalmente através de certificações e educação continuada. “Sempre que vem uma certificação externa, que nos acredita em determinados níveis de segurança, nós estamos andando mais próximos do paciente, de forma segura, e conseguimos dar celeridade aos atendimentos. O que queremos para os próximos meses é aumentar o giro de leito, para que nossos pacientes permaneçam menos tempo  no hospital”, declara o médico.

Obará Comunicação Integrada

Leia também