A equipe do NAPPS da Unit é composta por profissionais das áreas da Assistência Social, Psicologia, Psiquiatria e Psicopedagogia.
Cuidar da saúde mental dos alunos e colaboradores é uma das missões da Universidade Tiradentes (Unit). Pensando nisso, a instituição oferece gratuitamente acompanhamento com profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Psiquiatria e Psicopedagogia no Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS).
O primeiro acolhimento é realizado pela coordenadora e assistente social do NAPPS, Kátia Maria Araújo Souza. Ela explica que os atendimentos acontecem por agendamento e pode ser por demanda espontânea ou encaminhada por professores e/ou coordenações.
“O NAPPS atende alunos e colaboradores da Unit. Hoje, atendemos alunos com deficiência visual, autistas, com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral, déficit de atenção e outros transtornos que interferem no processo de aprendizagem. Não deixe a situação piorar. Busque apoio o mais rápido possível. Vivemos em uma sociedade em que tudo é rápido e as dores da alma atingem nossos corpos e mentes. Estamos próximos de vocês. Atendemos alunos e professores da graduação e da pós graduação. 100% gratuito”, afirma.
Após a análise do caso, o aluno ou colaborador é encaminhado para as psicólogas, psicopedagogos e/ ou acompanhamento com profissional de uma médica psiquiatra.
“Os estudantes universitários, estão na fase de dúvidas, e com isso, as tensões. Mas existem maneiras de contornar os sintomas físicos. Vivemos em um mundo muito mental e esquecemos de cuidar do físico. O que as pressões emocionais e psicológicas. O primeiro ponto para aliviar essas tensões é a prática de atividade física. O segundo passo é procurar um lugar de apoio. Um local que se sinta seguro para pedir ajuda, se abrir e expor os sentimentos que causam aflições”, aponta a psicóloga do NAPPS, Ana Olivia Freire Sotero de Menezes.
A médica psiquiatra, Tássia Rollemberg, ressalta a importância de procurar ajuda quando sentir que não está mais no controle das emoções. “Assim como a gente cuida do corpo, da saúde física, é importante também cuidar da mente. As doenças mentais também causam sofrimento só que é invisível ao olho do outro e, muitas vezes, é um sofrimento sozinho. Com o passar do tempo, vai se quebrando um pouco esse estigma e, hoje, saúde mental é um dos assuntos mais debatidos. Aos poucos, a gente vai quebrando esse tabu e levando essa mensagem de cuidado à saúde mental”, afirma.
Outro serviço bastante procurado pelos alunos da Universidade Tiradentes é o acompanhamento com o psicopedagogo institucional do NAPPS, professor Me. Rivaldo Rodrigues. Ele é o responsável por avaliar e/ou acompanhar o comportamento dos alunos, e diminuir e/ou sanar os fatores que interferem na aprendizagem ou desempenho dos alunos.
“É minha função propor intervenções pedagógicas individualizadas aos acadêmicos com demandas educacionais diferenciadas. Fomentar as relações pessoais e interpessoais. Orientar o aluno na sua caminhada acadêmica, com clareza, raciocínio e equilíbrio. Assessorar os docentes nos casos de dificuldades no acolhimento ao atendimento do aluno. Encaminhar, quando necessário, os casos de dificuldades de aprendizagem para atendimentos específicos. Participar de reuniões da instituição, com profissionais ou com as famílias dos alunos. Atender, se necessário, funcionários que possam necessitar de alguma orientação”, conclui.
Além do acolhimento com a assistente social, psicólogas, psiquiatria e psicopedagogo, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial também oferece acompanhamento com intérpretes de libras e leitor/transcritor. Os serviços são solicitados pelos estudantes, e após avaliação da coordenação do NAPPS, são encaminhados para os profissionais que irão acompanhá-los durante as aulas.
Asscom Unit