Aracaju, 29 de julho de 2025
Search

Nestor Piva e Hospital Universitário são fiscalizados pelo Crea-SE

0e8a4853-cc05-45fd-bd15-daa183a0333a

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) iniciou pela Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva e pelo Hospital Nestor Universitário a campanha de fiscalização nas unidades de saúde do Estado. Neste primeiro momento a ação ocorre de forma educativa, tendo como principal linha orientar gestores dos empreendimentos hospitalares a contratarem empresas e profissionais devidamente registrados no Conselho e habilitados para executar serviços de instalação e manutenção de equipamentos dentro do ambientar hospitalar.

“A vida está em primeiro lugar. Nosso objetivo com a fiscalização é promover a segurança de todos a partir do trabalho de combate ao exercício ilegal da profissão de engenheiro dentro dos hospitais. Para evitar riscos contra pacientes e profissionais da saúde, sempre que o estabelecimento for contratar um profissional ou uma empresa de Engenharia, certifique-se de que, em ambos os casos, estejam habilitados e registrados no Crea-SE. Esta comprovação é uma garantia de que os serviços serão prestados dentro de um padrão técnico de qualidade. É uma questão de segurança para o paciente e para o próprio hospital”. É o que afirma o Coordenador de Fiscalização do Crea-SE,  Floro Alves de Araújo Júnior ao frisar que a operação vai ocorrer durante todo este ano em todos os 46 hospitais públicos e privados de Sergipe.

O primeiro ciclo da operação fiscalizatória nos hospitais começou o ano passado quando foi constada que em algumas unidades, as atividades ligadas a Engenharia vinham sendo desenvolvidas por pessoas não habilitadas e por empresas sem registro no Crea. “Verificamos que alguns gestores não tinham conhecimento em relação à importância e obrigatoriedade de contratar engenheiros para manutenção e instalação de equipamentos hospitalares, uma situação que já começa a mudar”, avalia Floro.

Nas ações fiscalizatórias, os fiscais averiguam se há, nas unidades hospitalares, responsável técnico legalmente habilitado nos serviços de instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado, geradores de energia, caldeiras, aparelhos eletromecânicos, de hemodiálises, ultrassonografia, equipamentos de diagnóstico por imagem como ressonância magnética (MRI), vasos de pressão, equipamentos de combate a incêndio, médico-hospitalares, dentre outros.

Foto assessoria

Por Iris Valéria

Leia também