Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

Pré-Caju: PMA assegura atendimento emergência no Posto Médico

phpThumb_generated_thumbnail

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza neste domingo, 5, o Posto Médico no circuito do Pré-Caju. Localizado na rua Martin Luther King, entre o Hotel Sesc Atalaia e o Maravilhoso Mundo da Criança, o Posto Médico foi montado para atender emergências ocorridas durante a maior prévia carnavalesca do Brasil.

O espaço dispõe de uma ampla área bem ventilada, com cerca de 30 profissionais para o acolhimento e atendimento, conta com dez leitos, sendo dois de estabilização, seis poltronas para medicação rápida e suporte do Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

Para a gestora da saúde, Waneska Barboza, a prévia do carnaval deve ser comemorado e isso inclui garantir atendimento de qualidade dos serviços de saúde. “Hoje é o primeiro dia de bloco na avenida e o nosso Posto Médico está pronto para atender a nossa população. Nossa equipe é composta por, aproximadamente, 30 profissionais, que estão preparados para dispor do melhor cuidado a possíveis traumas, mal estar ou casos até mais graves. Além disso, contamos com o apoio do SAMU, Bombeiros e os hospitais municipais de retaguarda”, destaca Waneska Barboza.

Durante os dias de sábado e domingo, o Posto Médico funciona das 14h às 2h, com equipes compostas por gestores, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e equipe de apoio, que estarão à disposição para o atendimento. A SMS também está com a retaguarda dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.

Segundo a coordenadora do Hospital Municipal Fernando Franco, Suiane Franco, algumas dicas para curtir a festa com tranquilidade são importantes, mas diante da necessidade de atendimento, o Posto Médico está preparado para atender a população presente no circuito do Pré-Caju.

“Enquanto profissional da saúde, orientamos que o consumo de bebidas alcoólicas seja feita de forma moderada, além de sempre se hidratar com a ingestão de bastante água. No entanto, estamos aqui para atender a todos os foliões que necessitarem de atendimento médico”, alerta Suiane Oliveira.

Também ocorrem durante o circuito da festa, a fiscalização da Vigilância Sanitária, através de inspeções realizadas por 12 fiscais que percorrem os estabelecimentos para garantir a saúde e segurança sanitária dos foliões a partir da fiscalização de alimentos, bebidas e gelo.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Maria Meneses, explica que neste sábado foram identificadas a comercialização de gelo armazenados de forma incorreta. “Nós identificamos que havia gelo comercializado da forma errada, que logo foi descartado como deve ser”, informa.

Outros serviços

A Vigilância Epidemiológica distribuirá preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante, com objetivo de intensificar a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e reforçar os métodos de prevenção.

Foto: Ascom/SMS

Leia também