Aracaju, 16 de maio de 2024
Search

Prefeitura de Aracaju continua monitorando casos covid-19

Monitoramento covid-19_Foto Ascom SMS

Em maio deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da emergência em saúde pública de importância internacional relacionada à covid-19, mas a pandemia não acabou. Com isso, o vírus foi classificado como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”. Mesmo após o fim da emergência sanitária, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua monitorando os casos e enfatiza a necessidade de manter o esquema vacinal completo contra a covid.

De acordo com o Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces da SMS, nas últimas três semanas houve um aumento do número de casos de covid. No momento, a média é de sete casos por dia, o que antes vinha sendo de dois diariamente.

“Embora o número de mortes e internamentos apresente uma queda de crescimento, e o número de casos vem há três semanas apresentando um discreto aumento, o que chama mais atenção deste monitoramento é que os pacientes que precisam de internamento por covid estão chegando com a vacina atrasada, o que colabora para esse internamento. A vacina se mostrou como a ferramenta mais importante para o controle de casos, diminuição de internamentos e óbitos por causa da doença. É importante lembrar sempre da importância de completar o esquema vacinal”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante.

Dados da vacinação

Em Aracaju, até o momento, 605.049 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, e outras 560.528, a segunda dose. Continua em baixa o reforço da bivalente, com o percentual de apenas 25%. O imunizante está disponível para todas as pessoas a partir dos 12 anos de idade, também pode ser aplicado em usuários que já receberam, pelo menos, duas doses, com intervalo de quatro meses da última. O alerta sobre a necessidade de completar o esquema vacinal permanece válido.

Locais de vacinação

Nas UBSs, a vacina contra a covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira, para toda a população, das 8h às 16h; e há quatro UBSs com horário estendido até as 18h: Augusto Franco, Marx de Carvalho, Francisco Fonseca e Onésimo Pinto. Nos shoppings, os pontos de vacinação estruturados pela Prefeitura de Aracaju funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, para pessoas a partir dos 5 anos de idade.

Para receber os imunizantes contra covid-19, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência de Aracaju, além do cartão de vacina.

Programa Nacional de Imunizações

A partir do próximo ano, a vacina contra covid-19 será incluída no Programa Nacional de Imunizações. O imunizante será recomendado, anualmente, para crianças, com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas em instituições de longa permanência e trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Ainda segundo Taise Cavalcante, o Ministério ainda não lançou Nota Técnica explicando como será a vacinação. “Por enquanto, não sabemos se será uma vacinação na rotina ou na forma de campanha vacinal. A certeza é que a vacina contra covid-19 fará parte do calendário nacional de 2024 e esta notícia é muito importante, pois sabemos que a covid é uma doença imunoprevenível, ou seja, ela poder ter sua prevenção das formas mais graves, através do processo de imunização”, frisa.

Foto SMS

Leia também