Aracaju, 13 de abril de 2024

Prefeitura segue com ação de vacinação nas escolas de Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Vacinação nas escolas_Foto Ascom SMS (2)

Com a estratégia de ampliar a cobertura vacinal na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), continua realizando a imunização nas instituições de ensino para toda comunidade escolar. Nesta segunda-feira, 1º, a ação ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Izabel Cristina Santos Silva, localizada no bairro Centro.

Dando seguimento à programação semanal, na terça–feira, 2, será a vez da Emef Dom José Vicente Távora, no Bairro Industrial, e do Colégio de Ciências Pura e Aplicada (CCPA), no bairro Grageru. Na quarta-feira, 3, a ação ocorre na Emef Dr. Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso e no Colégio Sonho de Ícaro, no bairro São Conrado. Na quinta-feira, 4, será na Emef Santa Rita de Cássia, no bairro Novo Paraíso e no Colégio Jardins, no bairro Jardins Finalizando as ações da semana, na sexta-feira, 5, a vacinação acontecerá na Emef Santa Rita de Cássia, no bairro Novo Paraíso; na Escola Moriah, no bairro Coroa do Meio e na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom José Brandão de Castro, no bairro Ponto Novo.

“A vacinação nas escolas se soma às demais mobilizações da gestão municipal para disponibilizar pontos acessíveis para que a população possa se imunizar. As escolas que recebem a ação se organizam previamente, com a indicação para que os pais ou responsáveis, sejam avisados e repassem as autorizações para que eles permitam que os alunos sejam vacinados. É feito um chamamento para toda comunidade escolar, numa mobilização de fomento à vacinação”, destaca a referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Guimarães.

Cadastro para escolas particulares e vacinas ofertadas

O cadastro de vacinação para as escolas da rede particular também continua aberto e é feito a partir do preenchimento de formulário que está disponível no site da Prefeitura. “A instituição de ensino, no ato do cadastro, deve informar e-mail, nome e endereço da escola, assim como nome do responsável e telefone para contato. Assim que os formulários são recebidos, nossa equipe inicia o contato com as escolas, realizando o agendamento e a articulação do planejamento das ações. Durante o cadastro, também é disponibilizado o termo de autorização que deverá ser entregue aos pais ou responsáveis”, orienta a referência.

No dia agendado da ação, a equipe de saúde faz uma consulta no sistema de quais vacinas estão pendentes, a fim de atualizar a imunização daquela criança ou adolescente, e também dos profissionais da comunidade escolar.

“São ofertadas nas escolas as vacinas de rotina, a exemplo de febre amarela, HPV, varicela, meningite, covid-19 e também as vacinas de campanha contra a influenza. Para receber os imunizantes, pais e responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado, além do cartão de vacina e documento da criança. Já para os adultos da comunidade escolar, basta apresentar o cartão de vacina e documento de identificação com foto”, ressalta Aline.

Outros pontos de vacinação

As 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Entre estas, 20 unidades estão com o horário estendido, das 8h até 18h, sendo elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Niceu Dantas, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho, Onésimo Pinto, Fernando Sampaio, Humberto Mourão e Geraldo Magela.

A Prefeitura também segue com a imunização nos três shoppings da capital (Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping), somente aos sábados, das 13h às 18h. Nestes locais, a oferta de vacinas para pessoas a partir dos cinco anos, exceto o imunizante da Pfizer Baby, que continua sendo aplicado apenas nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nas ações nas escolas.

Foto: Ascom SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também