Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Profissionais assinam contratos de trabalho com suporte do Governo

3ff02e6074e88404eeee2769dc022a35

Ação da Secretaria Especial do Trabalho e do NAT auxiliou na seleção de cerca de cem profissionais, dos quais quase 50 assinaram contrato nesta sexta, 20. Do total, 33 faziam parte do banco de currículos do Núcleo

O mercado sergipano recebeu oficialmente cerca de 50 trabalhadores a partir da assinatura de contratos e carteiras de trabalho, nesta sexta-feira, 20. A ação foi articulada pelo Governo de Sergipe, por meio do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), órgão vinculado à Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo. Os acordos foram celebrados com uma empresa de recrutamento de São Paulo, que contou com o suporte do NAT para contratação de 33 dos quase cem trabalhadores selecionados.

A ação representou a oficialização do vínculo trabalhista para metade dos profissionais, sendo que a assinatura do contrato da próxima leva está programada posteriormente. Entre aqueles que já tiveram sua carteira assinada e que começarão a trabalhar já na próxima semana está a copeira Maria do Carmo Batista Santos. A profissional se diz ansiosa para começar no novo emprego.

“Fiz a entrevista e no mesmo dia fui chamada para trazer a documentação. Fui acolhida, tive um bom tratamento, explicaram tudo direitinho. Eu já estava há uns sete meses sem trabalhar. Procurei muito, mas está difícil. A existência de um órgão como o NAT é maravilhosa, porque dá oportunidade a muita gente, de várias áreas”, afirma Maria do Carmo.

Para a analista de Recursos Humanos (RH) da empresa contratante, Valéria Dantas, o apoio do NAT foi fundamental para o recrutamento. Ela conta que, por vir de outro estado, o Núcleo trouxe grande ajuda para que se pudesse conhecer a realidade do mercado em Sergipe.

“Eles nos deram todo o suporte, até mesmo no local, para a gente utilizar na captação de candidatos. Como não conheço a cidade, a gente entendeu que o NAT seria um local que nos daria um norte. Como eles têm um banco de currículos, conseguiram trazer para a gente algumas pessoas já capacitadas. E o atendimento foi surpreendente, muito acolhedor. Senti o interesse em nos ajudar a fechar as nossas vagas, eles caminharam junto com a gente. E, como RH, é muito gratificante ver tantos sonhos começando com essas assinaturas de hoje”, frisou Valéria.

Trabalho

Representante do NAT há cinco anos, Márcia Diniz destaca a diversidade de profissionais que o órgão disponibiliza ao mercado. “Temos cadastrados no banco do NAT quase 160 mil trabalhadores. E, quando a empresa está disponibilizando a vaga de emprego, a gente tem um banco completo para recrutar pessoas dentro do perfil necessário. O papel do NAT é imenso, pois consegue levar o trabalhador ao mercado. Muitas vezes, eles não sabem onde buscar as vagas de emprego, e com o NAT eles têm essa oportunidade”, resumiu.

O secretário Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, ressalta que o trabalho do NAT concilia os interesses de trabalhadores e empregadores. “Estamos recebendo cerca de cem trabalhadores, e boa parte desse público foi selecionada através da iniciativa do NAT de construir um banco de dados, de currículos, de profissionais, e também de construir essa relação com as empresas, que precisam da colocação desses profissionais e de uma boa seleção para o seu funcionamento. Essa parceria permitiu que o dia de hoje fosse possível. Os trabalhadores estão tendo seu interesse atendido, porque estão sendo ocupados no mercado, e as empresas estão suprindo sua necessidade de profissionais qualificados. Então, o NAT é um patrimônio do trabalhador sergipano”, destacou.

A geração de emprego e renda é uma das bases da gestão no Governo de Sergipe, que vem construindo políticas de incentivo ao trabalho em uma perspectiva articulada. Isto é o que destaca a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri. “Uma das coisas que mais debatemos foi a questão do emprego, de dar dignidade às famílias e autoestima aos trabalhadores. Vamos trabalhar muito em parceria com várias outras secretarias, com integração, para que a gente possa trazer mais desenvolvimento e fazer mais capacitações para o povo sergipano”, pontuou.

Contato

Para cadastrar currículos, atualizar registros e disponibilizar vagas, o trabalhador e/ou empregador pode procurar o NAT presencialmente em Aracaju, na Rua Santa Luzia, nº 680, Centro. No Instagram, o perfil é @nat_sergipe. Os telefones são 79 3222-6949/ 6294. O órgão também dispõe de postos de atendimento na capital nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac) da Rodoviária Nova, do Shopping Riomar e do Parque Shopping. O NAT também oferece atendimento no interior, em pontos fixos e de forma itinerante.

Foto: Erick O’Hara

Leia também