Os alunos da Universidade Tiradentes (Unit) podem realizar atividades acadêmicas em 40 em Instituições de Ensino Superior de 11 países
A internacionalização é um processo de ampliação da atuação e do alcance de instituições e empresas para a esfera internacional. Na Universidade Tiradentes (Unit) isso acontece por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) que está com inscrições abertas até o dia 9 de abril. Serão 12 bolsas para a Universidade Tiradentes (Unit), duas bolsas para o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit Pernambuco), e duas bolsas para a Faculdade Tiradentes de Goiana (FITS Goiana).
Os alunos poderão concorrer a 16 vagas de intercâmbio em 40 faculdades e universidades de 11 países. Sendo eles: Argentina, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Letônia, México, Peru, Portugal e Uruguai.
“O programa proporciona aos alunos uma oportunidade ímpar de realizar um semestre acadêmico em uma instituição estrangeira, com a chance de obter uma bolsa para auxiliar nos custos envolvidos no processo. Com essa oportunidade, diversos benefícios são perceptíveis: amadurecimento pessoal, profissional e acadêmico, bagagem cultural, experiências de vida únicas, resiliência, novos conhecimentos e novas formas de pensar, etc. Então, o ProMAI promove mais que uma experiência acadêmica, mas também uma experiência de vida”, afirma a assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Stephanie Donald.
Serão contemplados com as bolsas de mérito acadêmico 16 discentes com as maiores pontuações selecionadas no processo seletivo do edital para a mobilidade acadêmica em 2023.2, obedecendo a ordem de classificação e os critérios de disponibilidade de bolsas por país poderão se inscrever para realizar a Mobilidade Acadêmica em 40 Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras em 11 países, como por exemplo: Universidade do Porto (Portugal), Universidad de Valladolid (Espanha), Universidad Mayor (Chile), Universidad Anahuác Mayab (México) e Myongji University (Coreia do Sul).
De acordo com Stephanie, às Instituições de Ensino Superior (IES) foram escolhidas para complementar a experiência acadêmica dos estudantes. “Todas as IES parceiras atuais são frutos de negociações que visam a isenção de taxas e a promoção de experiências acadêmicas e interculturais. Portanto, escolhemos instituições que possuem uma visão em comum conosco. Elas oferecem a oportunidade de estudar em suas instalações, com o seu corpo docente, com isenção de taxas. Além de, é claro, a oportunidade de vivenciar a cultura do seu país”, destaca.
Para concorrer, o estudante precisa ainda ser maior de 18 anos, residente e domiciliado no Brasil; estar matriculado e sem inadimplências em uma das unidades do Grupo (Fits e Units SE e PE). O aluno também deve ter no mínimo 20% e no máximo 80% dos créditos cursados.
O resultado preliminar da seleção será divulgado até às 21h do dia 11 de abril. Os alunos interessados em ingressar no Programa devem ficar atentos aos pré-requisitos no edital disponível no site de Relações Internacionais.
Dúvidas e esclarecimentos poderão ser encaminhados pelo email international@unit.br ou pelo telefone: (79) 3218-2297.
Asscom Unit