Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Projeto Escola Vai ao Teatro: arte como instrumento pedagógico

2bb02854-fd9d-4fd4-8273-fdf2f4ab0abb

 

Espetáculo da Cia de Teatro Carlos Moreira leva ao público infantojuvenil entretenimento aliado ao conhecimento

As atividades artísticas e culturais, além do entretenimento, são também importantes instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. O caráter lúdico tem o poder de atrair a atenção da criança mais facilmente. A abordagem pedagógica está sempre presente nos espetáculos levados ao público nas produções da Cia de Teatro Carlos Moreira. O grupo goiano estará em Aracaju, nos próximos dias 27 a 31, com o Projeto Escola Vai ao Teatro, no Teatro Tobias Barreto, desta vez com a produção “Hua Mulan”.

Além do projeto Escola Vai ao Teatro, no dia 1º de abril, o espetáculo “Hua Mulan” terá sessão aberta a público em geral, às 17 horas, também no Teatro Tobias Barreto. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do teatro a partir do dia 27, segunda-feira, ao valor de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Crianças até dois anos de idade não pagam ingresso. Estudantes, idosos (acima dos 60 anos), professores, pessoas com deficiência, artistas sindicalizados e jovens inscritos no e-social, desde que comprovado, também têm direito à meia-entrada.

Já são mais de 130 escolas, da capital e interior, confirmadas nesta edição do projeto agora no primeiro semestre. A coordenadora Daniela de Jesus Costa, do Colégio Paraíso Cultural, localizado em Ribeirópolis, na região Agreste de Sergipe, desde o início da parceria da Cia de Teatro Carlos Moreira com a produtora cultural Lucimara de Lima no estado participa do Projeto Escola. Na próxima semana, serão mais 100 estudantes que estarão no Tobias Barreto para assistir ao espetáculo “Hua Mulan”, uma história marcada pela coragem e determinação que explora pontos de extrema relevância, como a honra e o respeito aos mais velhos, pais, avós e professores.

“As atividades extracurriculares são muito importantes para a formação dos nossos estudantes. Pensando nisso, a escola prioriza manifestações culturais, dentre elas, o teatro. Por isso essa escolha por esse espetáculo da Cia de Teatro Carlos Moreira”, ressalta a coordenadora.

Já são mais de 10 espetáculos da companhia goiana que Daniela Costa marca presença com seus alunos. Para ela, a qualidade das produções e a escolha dos temas abordados pelos autores e encenados pelos atores no espetáculo são grandes diferenciais que fazem o colégio optar por oferecer aos estudantes do estabelecimento de ensino a oportunidade do contato com a arte, sem abrir mão do conteúdo pedagógico que contribuirá para o desenvolvimento intelectual deles. “Já temos essa familiaridade por conta de outras produções da companhia e apreciamos a qualidade e escolha de temas para os espetáculos”, afirma, ao destacar que o colégio já tem presença confirmada para a produção da Carlos Moreira programada para o segundo semestre, em Aracaju.

A qualidade dos espetáculos da Cia de Teatro Carlos Moreira é ressaltada também pela secretária Mayara Deisyane Santos Macedo, responsável por um centro educacional localizado na Coroa do Meio, em Aracaju, que pela segunda vez participa do projeto. Para ela, o diferencial é simpatia no atendimento e a qualidade nas apresentações. “Tudo isso deixa nossos alunos e professores maravilhados a cada apresentação da companhia”, diz.

Expectativa

A coordenadora pedagógica Aline Melo conta que todos no Colégio já estão ansiosos para esse grande espetáculo. É a primeira vez que eles participam do Projeto Escola da Cia de Teatro Carlos Moreira.  “Nunca participamos com esse projeto, porém ficamos impressionados com a organização do evento, do início ao fim. Todos da organização são atenciosos e comunicativos. Os pais, alunos e professores estão contando o dia e horas para esse dia”, relatou.

Na avaliação da coordenadora do colégio que está localizado no conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, a Arte é primordial no dia a dia da escola. Com o passar dos tempos, percebemos que a participação dos alunos vem sendo cada vez mais assídua”, destaca.

A produtora cultural Lucimara de Lima acrescenta que a companhia de teatro preza muito pelo respeito e relação de carinho que mantém pelo público sergipano em todos esses anos de parceria. Prova disso são os espetáculos de qualidade, sempre com novidades e, principalmente, por levar ao público não apenas entretenimento, mas arte aliada ao conhecimento, com diversão e ensinamento.

“Com este chegamos ao nosso 18º espetáculo em parceria com a Cia de Teatro Carlos Moreira em Sergipe. Para nós é uma alegria imensa, que só aumenta nossa responsabilidade de sempre buscar o melhor para oferecer ao público sergipano”, disse. Ela adianta que para o segundo semestre já está agendada a volta da companhia a Sergipe, desta vez com o espetáculo “Guardiões da Natureza em: A Bicharada pede Socorro!”.

Foto assessoria

Por Edjane Oliveira

Leia também