Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

Recuo de Heleno Silva gera alerta político de Canindé de São Francisco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ARTIGO

O cenário político em Canindé de São Francisco está longe de ser definido. Muito do que se apresenta hoje estará mudado até abril de 2024 que é momento da definição de candidaturas pela Justiça eleitoral, inclusive abertura das janelas para mudança de partido.

O ex-prefeito Heleno Silva é uma das figuras que vive intensamente para política. Canindé de São Francisco se tornou para ele um reduto eleitoral importante há décadas e por conseguinte sua participação em qualquer grupo tem peso. É habilidoso e articulado, elegeu-se por várias vezes com o apoio de eleitores do município para a esfera estadual, federal e no próprio município. Os apoios por ele lhe deram a imagem de liderança local.

Ultimamente seu nome foi explorado como sendo forte apoiador de Machadinho ou Pank, ambos na disputa para prefeito de Canindé de São Francisco. Heleno surgiu com a estratégia de que também estaria na corrida como pré-candidato a prefeito, porém, sabe-se muito bem que essa é uma postura na qual não procede e com isso ele ganha tempo para ficar em evidência ao seu projeto de deputado federal em 2026. Quem conhece a política local e é bem informado dos bastidores sabe que Heleno será uma figura de apoio. É ai que preocupa.

Em uma publicação recente, no site de Dimas Roque, o nome de Heleno Silva apareceu afirmando que ele não havia conversado com ninguém (para prefeito) em Canindé de São Francisco. Existe ai a clara informação de que Heleno recuo ou desautorizou o uso do seu nome por qualquer pessoa que assim o faça. Heleno não diz quem apoiará apoiará em 2024. Ele tem evitado aparições ao lado de outros pré-candidatos como Pank, Machadinho, Alex ou até mesmo Kaká Andrade. Com Weldo a distância política é desde 2021, após as urnas afirmar Weldo para prefeito. Uma história já contada.

O que as análises políticas consideram é que Heleno Silva é uma incógnita sobre quem de fato apoiará. Pank e Machadinho já contava como certo esse apoio, mas o jogo parece estar virando a esquina mais rápido que se pensava e pode dar dor de cabeça para alguns.

Heleno é experiente e fará um acordo grande por cima e voltar a apoiar Kaká Andrade para prefeito. Luiz Eduardo Costa, amigo e uma espécie de guru de Heleno Silva, pode também se reaproximar e quem sabe acompanha-lo. É um cenário possível, digno da política que só dependerá de acordado com outras figuras de fora de Canindé de São Francisco.

O recuo de Heleno Silva já causou preocupação.

Por Adeval Marques

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também