O período de matrícula nas escolas de esportes de Sergipe foi iniciado nesta segunda-feira, 23, e segue até o dia 11 de fevereiro. A matrícula na modalidade escolhida deve ser efetuada na própria escola onde o estudante deseja praticar, que pode ser a José Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont; a Professor Kardec, no bairro Santa Maria; a Estação Cidadania, no Bugio; e o Parque Aquático Oseas de Miranda, na avenida Augusto Franco.
As vagas são destinadas a estudantes com idade entre 6 e 17 anos, que estejam frequentando, preferencialmente, uma escola pública. No ato da inscrição é exigida a apresentação do documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de que o aluno está matriculado em uma unidade de ensino regulamentar. É necessária também a presença dos pais ou responsáveis pelo estudante.
O estudante Victor Mendonça já treina natação, no Parque Aquático Oseas de Miranda, e fala da saudade que está dos treinos. “Estou com saudade de vir para a aula de natação. Eu também faço karatê, mas é da natação com o professor Ezequias que eu gosto mais”, explica Victor.
A mãe do estudante, Mônica Mendonça, ressalta a importância do esporte para a vida de Victor. “Tenho um menino cheio de energia e a escola de esportes, além de ajudar nesse processo de desenvolvimento, coordenação motora, saúde, também ajuda com a disciplina, tira um pouco desses jogos de celular e ajuda na concentração. Já tem três anos que ele treina aqui no Oseas e gosta muito”, confirma a mãe.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destaca o compromisso das escolas de esportes. “Essas escolas, espalhadas nos quatro cantos de Aracaju, são importantes centros formadores de atletas sergipanos. Semana passada, alguns paratletas nossos foram premiados pelo bom desempenho nas Paraolimpíadas, vários outros estudantes também já disputaram competições e obtiveram bons resultados. Então, é importante que os pais mantenham seus filhos no esporte, para quem já pratica, e faça a matrícula para quem deseja começar. Temos muitas modalidades esportivas, esses jovens irão se identificar com alguma delas”, afirma Mariana.
As aulas das escolas de esportes seguem o calendário da Rede Estadual de ensino, por isso também terão início dia 23 de fevereiro e serão ministradas sempre no contraturno escolar. Este ano, as modalidades esportivas ofertadas nas escolas de esportes incluem o judô, jiu-jitsu, ginástica rítmica e artística, voleibol, vôlei sentado, futebol, wrestling, tênis de mesa, atletismo, paratletismo, badminton, parabadminton, polo aquático, natação e paranatação, todas ministradas por professores especializados.
Foto assessoria
Por Sheila Dias