Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Seduc formará 1ª turma de técnico em Enfermagem em Carmópolis

116

São 92 alunos formados pelo Centro de  Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas, localizado em Carmópolis

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED)/Serviço de Educação Profissional (Sepro), formará sua primeira turma de técnicos em enfermagem. São estudantes do curso Técnico de Enfermagem Subsequente do Centro de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas, localizado em Carmópolis.

Ao todo, são 92 alunos do curso Técnico de Enfermagem Subsequente que iniciarão o estágio curricular obrigatório supervisionado em três hospitais, são eles: o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o Hospital Regional de Propriá e o Hospital Regional José Franco. O início do estágio concretiza um marco na oferta de cursos profissionalizantes com qualidade da rede pública.

Para a preparação do estágio, os estudantes passaram por um acolhimento promovido pelo Núcleo de Educação Permanente do Huse. Nele, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as diretrizes intrínsecas às atividades de estágio, destacando a força de vontade dos estudantes e o modo aguerrido com que estão adentrando nesse ciclo.

O estágio supervisionado é um componente curricular que permite aos estudantes vivenciar a realidade dos serviços de saúde, para que possamos entrelaçar os conhecimentos da teoria com a realidade vivenciada na prática, bem como aprimorar o processo de formação do técnico em enfermagem. As expectativas que contemplam o desenvolvimento desse estágio se sustentam pela possibilidade de construir/desenvolver habilidades de competência do profissional de técnico em enfermagem sobre as dimensões de gestão e assistência.

A gestora da Diretoria Regional de Ensino 4, Maria Luíza Omena, reafirma a importância da formação da primeira turma de técnicos em enfermagem que o Estado está formando. “É com muito orgulho que apresentamos a Sergipe a primeira de muitas turmas técnicas em enfermagem que serão formadas. A SEDUC aponta para um caminho muito assertivo no fomento da educação profissional no nosso estado e reúne todos os esforços para a promoção de um ensino médio técnico de qualidade e acessível à população”.

O conceito de assertividade no investimento da educação de nível técnico também é defendido pelo professor André Brito, diretor do CEEP Marcelo Déda. Para esse professor: “o ensino profissionalizante é um caminho acertado na geração de possibilidades de se ampliar a geração de emprego e renda”.

Foto: Arquivo/ Maria Odília

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Leia também