Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Fibromialgia: conheça a doença que causa fadiga e cansaço excessivo

6

A fibromialgia é uma doença complexa de difícil diagnóstico que tem como sintoma principal a dor muscular profunda. Alguns pacientes relatam que a dor no corpo é semelhante a um primeiro dia de academia, por exemplo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED) o problema atinge cerca de 2,5% da população brasileira. As mulheres entre 30 e 50 anos são as mais afetadas pela fibromialgia.

Personalidades como Lady Gaga e Morgan Freeman já declararam possuir a doença. A cantora Lady Gaga chegou a cancelar uma apresentação no Rock in Rio de 2017 devido as dores intensas provocadas pela fibromialgia. A cantora chegou a participar de um documentário na Netflix mostrando como a doença afeta o seu dia a dia.De acordo com o artigo sobre fibromialgia, publicado pelo Dr. Marcus Yu Bin Pai – médico especialista em dor e acupuntura, colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP – o problema ataca o sistema nervoso central e se manifesta por uma série de outros sintomas. Os pacientes com fibromialgia também podem apresentar fadiga, cansaço excessivo, falhas na memória, depressão e ansiedade, dor de cabeça e enxaqueca constante, alterações intestinais, má qualidade do sono, entre outros.

Em seu artigo, o Dr. Marcus Yu bin Pai comenta que novas descobertas indicam que os pacientes com fibromialgia apresentam alterações no padrão de processamento de dor do sistema nervoso central. Isso explicaria a sensibilidade no corpo para a dor e justificaria que a fibromialgia não seria apenas uma  doença reumatológica, e sim uma doença com componente neurológico.Como tratar a fibromialgia?A fibromialgia não tem cura, mas é possível tratar os sintomas e ter uma vida mais saudável. Como não existe uma única causa, o tratamento também acaba sendo multidisciplinar.Geralmente, o paciente é tratado por uma equipe de especialista formada por um médico, psicólogo, fisioterapeuta e outros profissionais que podem ajudar no controle da dor e nos cuidados da saúde física e mental.

Imagem: reprodução www.hong.com.br

Antes de iniciar qualquer tratamento, é importante consultar um médico para que um diagnóstico seja dado de forma precisa. A fibromialgia se comporta de forma diferente em cada indivíduo e pode ser confundida com outras doenças.

Por Aline Matos
Imagem: pixabay.com

Leia também