Aracaju, 21 de maio de 2024
Search

Aluno da rede estadual representará Sergipe no Parlamento Jovem Brasileiro

Akires Matheus Gomes Santos, do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa

Ele viajará com o professor orientador Jorge Henrique Vieira para Brasília no período de 5 a 7 de dezembro

O programa federal Parlamento Jovem Brasileiro 2023 já tem seu representante de Sergipe. O aluno Akires Matheus Gomes Santos, do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, localizado em Nossa Senhora da Glória, participará da etapa nacional do programa, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no período de 5 a 7 de dezembro/2023, onde ele e mais 26 jovens representantes dos estados brasileiros e do Distrito Federal, irão redigir uma Carta a ser dirigida à Câmara dos Deputados, na qual expressarão os anseios de toda a juventude brasileira, exatamente sobre o tema “A Educação que Queremos”.

O jovem sergipano que cursa a 2a. série do ensino médio foi selecionado entre quatro alunos pré-finalistas, após uma nova votação realizada pelos especialistas da Câmara dos Deputados e avaliação dos discursos e vídeos. Também foi escolhido por se destacar no colégio como um aluno envolvido com vários programas educacionais e por, dentro do tema proposto pelo Parlamento Jovem, explorar a vertente “Muito Além das Notas: Por Uma Educação Transformadora”.

Conforme as normas do programa, os professores orientadores acompanharão seus alunos selecionados nessa última etapa, em Brasília. Desse modo, o professor Jorge Henrique Vieira Santos, que esteve ao lado de Akires auxiliando-o sempre que necessário, irá acompanhá-lo também nessa culminância.

Para a coordenadora estadual do programa, professora Célia Gil, a vitória de Akires representa a vitória da educação pública em Sergipe. “Quero ressaltar que os quatro alunos pré-selecionados na etapa anterior estavam muito bem preparados para essa seleção, e Akires recebeu o reconhecimento dos seus pares e dos especialistas da Câmara. Tenho certeza de que o nosso estado será muito bem representado”, disse.

Para a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seduc (Dase/Seduc), professora Eliane Passos, “esse resultado representa a culminância de um conjunto de esforços, por parte da escola e da Seduc, envidando esforços e criando estratégias para a formação cidadã dos estudantes, o que é fundamental para o futuro”.

A diretora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades/DASE), Danielle Virginie Guimarães Marinho, ressaltou que mais uma vez o PJB seleciona um estudante da Rede Pública Estadual de Educação, com destaque e deferência, devido à qualidade de sua argumentação e escrita, resultado do empenho e estímulo do orientador Jorge Henrique. “Destaco aqui o trabalho da coordenação estadual do PJB, que possibilitou a participação de mais 40 selecionados na primeira etapa, todos demonstrando imensa capacidade, revelando assim aspectos muito positivos da formação recebida”, afirmou.

Foto: Arquivo/ Seduc

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Leia também