O exame obrigatório é voltado para avaliar o desempenho dos alunos que estão concluindo cursos superiores em avaliação
Os estudantes universitários que não compareceram às provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, em 27 de novembro do ano passado, têm até o próximo dia 20 de janeiro para fazerem o pedido de dispensa da prova junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seja de próprio punho ou através da coordenação de seu curso. O pedido deve ser feito através do sistema do Enade, acessível pelo site do Inep (https://enade.inep.gov.br/enade).
O exame é realizado anualmente para avaliar a qualidade dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior, através do desempenho dos estudantes concluintes de cada curso. Para os alunos habilitados e inscritos no Enade, a realização do exame é obrigatória e constitui pré-requisito para a conclusão do curso e a consequente colação de grau.
Os candidatos que faltaram à aplicação da prova podem apresentar as justificativas, desde que elas estejam entre as situações previstas no Edital Inep nº 51 de 2022: extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, acidente, assalto, casamento, luto, doença ou outras questões de saúde, maternidade ou paternidade, compromissos profissionais, privação de liberdade e compromissos acadêmicos vinculados ao curso, a exemplo da mobilidade acadêmica. Caso as justificativas sejam aceitas, a situação do aluno junto ao Enade estará automaticamente regularizada.
Nesta edição de 2022, dentro do ciclo do terceiro ano do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Inep convocou para o Enade os alunos concluintes de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, incluindo os de Administração, Contabilidade, Direito, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Psicologia, Serviço Social, e os de Tecnologia em Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Logística.
O Grupo Tiradentes teve um total de 2.181 alunos inscritos, no Enade 2022, sendo 1.515 alunos da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
O Boletim de Desempenho Individual, com os resultados do Enade, será divulgado a partir de 31 de agosto de 2023. Esses resultados são conjugados com as avaliações institucionais dos cursos e das instituições, realizadas pelo Inep, e com os Questionários do Estudante, cujo preenchimento é igualmente obrigatório aos estudantes convocados para fazer o Enade, e no qual eles respondem a perguntas sobre seu perfil, aspectos de seu curso e de sua formação acadêmica. A partir desses dados, o Inep obtém os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, com os quais atribui a avaliação de cada curso e de cada instituição.
Asscom | Grupo Tiradentes
Com informações da Agência Brasil