Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

Centro de Infusão e Oncologia do Hospital Unimed se consolida como referência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
centrodeinfusãoII

Com quase dois anos de funcionamento, o Centro de Infusão e Oncologia da Unimed Sergipe, inaugurado no dia 11 de março de 2022, se consolida como referência no atendimento integrado, oferecendo aos pacientes uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, equipamentos modernos e tecnologias avançadas para o diagnóstico e tratamento de câncer, doenças hematológicas e autoimunes.

Abrigando o atendimento humanizado característico nos serviços da Unimed Sergipe, o Centro permite aos beneficiários da cooperativa de saúde a realização de tratamentos com a infusão de imunobiológicos, que são medicações utilizadas no tratamento de algumas doenças autoimunes; e infusão de quimioterápicos, que são medicações utilizadas no tratamento de doenças oncológicas.

Apesar de ser uma tendência mundial no tratamento oncológico, o serviço integrado chegou um pouco mais tarde no estado. A Unimed Sergipe foi a responsável por implementar a integração dos tratamentos, permitindo que os pacientes oncológicos realizem seus exames e sejam acompanhados em um só lugar, garantindo conforto e segurança ao beneficiário Unimed.

A coordenadora de Enfermagem da Unimed Sergipe, Kauanne Dantas, explica que inicialmente o paciente é encaminhado para avaliação com o especialista, seja oncologista, hematologista ou cirurgião oncológico. Após a confirmação do diagnóstico, e com tratamento autorizado, o paciente se dirige à unidade de saúde para dar início ao tratamento.

“Assim que o paciente chega na unidade, nós encaminhamos para a enfermeira, que vai passar as primeiras orientações. Em seguida, esse paciente realiza uma consulta com a psicóloga e depois fazemos um agendamento com a nutricionista. Tudo isso é para que esse paciente seja acolhido e realmente tenha um tratamento de qualidade”, detalha Kauanne.

Ainda segundo a coordenadora, o Centro dispõe de duas salas de atendimento: uma para pacientes oncológicos que estão em tratamento; outra para pacientes que realizam manutenção em cateteres após finalização do tratamento, medicamentos subcutâneos e pacientes não oncológicos que fazem terapia de tratamento de diversas especialidades, como gastrologia, reumatologia, dermatologia, neurologia, entre outros. “Acredito que esse seja um dos nossos diferenciais: nós conseguimos oferecer um atendimento humanizado, com serviços de qualidade e profissionais capacitados”, completa Kauanne.

A coordenadora de Farmácia, Silvia Alves, que atua no Centro de Infusão e Oncologia, conta que, na Oncologia da Unimed Sergipe, o farmacêutico atua em toda cadeia do medicamento desde a padronização, controle de estoque, cuidado no armazenamento, manipulação dos quimioterápicos, dispensação, validação de prescrição médica, controle de qualidade dos medicamentos manipulados, atenção farmacêutica e farmácia clínica, além da validação dos protocolos de quimioterapia junto à equipe médica.

“O profissional especialista em oncologia é de fundamental importância para compor a equipe interdisciplinar, garantindo assim a segurança dos processos e o bom andamento e assistência de excelência aos nossos pacientes. Hoje a gente tem uma sala de assistência farmacêutica, onde tem um farmacêutico para acolher e orientar esses pacientes, e isso vem fazendo a diferença na unidade”, declara Silvia.

Qualidade e integração

A unidade oncológica está localizada no Hospital Unimed que, por sua vez, está integrado ao Centro de Diagnóstico, garantindo aos pacientes todo o suporte em um só lugar. Para garantir o cuidado integral do paciente, o Centro conta com todo o suporte da Unimed Sergipe, incluindo laboratórios de excelência e um parque de diagnóstico por imagem de renome.

Além da estrutura física, a unidade se destaca pelos profissionais qualificados, que inclui a equipe médica, composta por oncologistas e hematologistas, alguns deles especializados em cirurgias oncológicas e vasculares; time de enfermeiros e técnicos de enfermagem; farmacêuticos, dentistas, psicóloga, nutricionista e equipe administrativa.

Entre os serviços oferecidos pela unidade estão tratamento quimioterápico, infusão de medicamentos, manutenção de cateter, consultas médicas, hormonioterapia, imunoterapia, mielograma, laserterapia, biópsia de medula óssea e coleta de líquor. A ampla gama de serviços proporciona aos pacientes um suporte abrangente durante todas as etapas de seu tratamento oncológico.

A médica oncologista, Luciana de Almeida dos Anjos, diz que ao possibilitar um atendimento completo, desde o diagnóstico até o tratamento, tranquiliza o paciente, gera conforto, passa segurança e dá celeridade a todo procedimento.

“Um dos diferenciais do nosso hospital é que conseguimos fazer todo tratamento do paciente no mesmo lugar, porque quando o paciente precisa ficar se deslocando acaba gerando uma insegurança. É tudo integrado, e a equipe é sempre a mesma, tanto os enfermeiros, quanto o pessoal da farmácia, os médicos, e isso de certa forma acaba tranquilizando os pacientes, porque são rostos conhecidos. Nossa equipe de enfermagem, por exemplo, é totalmente preparada e competente, eles sabem exatamente o que o paciente precisa e quando precisa, eles estão sempre atentos às necessidade e isso é muito importante e faz diferença no tratamento de cada paciente”, afirma Luciana.

Obará Comunicação Integrada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também