Aracaju, 2 de maio de 2024
Search

Corrida Cidade de Aracaju inova e disponibiliza informações gerais em literatura de cordel

phpThumb_generated_thumbnail

A 38ª edição da Corrida Cidade de Aracaju será realizada neste sábado, 18, e os seis mil participantes inscritos já começaram a buscar os seus kits na sede da Prefeitura de Aracaju. Uma novidade neste ano é a presença de um livreto com as principais informações sobre a corrida, em formato de literatura de cordel. A obra é de autoria do cordelista sergipano Chiquinho do Além Mar, que misturou informação e poesia.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, destaca que, a cada ano, a gestão busca sempre trazer novidades. “O informativo que normalmente a gente coloca dentro dos kits para que os atletas tenham as informações básicas era sempre tradicional. Neste ano, tivemos a grata ideia de fazer de uma forma mais atrativa, resgatando a cultura do cordel, a cultura da alegria. Foi uma novidade que deu muito certo, todo mundo está gostando muito e é mais um ponto positivo para essa grande corrida”, explica.

No decorrer de seis páginas, o livreto informativo apresenta, na linguagem típica do cordel, informações como a história da corrida, crescimento do número de participantes, categorias, distâncias, percursos, público-alvo, entre outras.

O cordelista Chiquinho do Além Mar ressalta que se sente grato por participar desse projeto. “Atrelar o trabalho do cordel a esta ação é muito interessante. Essa é uma corrida histórica e que agrega diversos valores aos seus participantes. É uma oportunidade de falar da corrida e também divulgar o nosso trabalho para outras pessoas. Foi uma ação acertada da prefeitura, que viu na linguagem do cordel uma prática mais adequada para contar a história desta edição da corrida”, afirma.

Corrida Cidade de Aracaju

A competição, que celebra o aniversário da cidade, terá atletas competindo em diversas categorias: geral; por faixa etária; sergipano; servidor público municipal de aracaju; idoso; juvenil; e pessoas com deficiência.

No livreto informativo em literatura de cordel, o atleta pode verificar que a corrida contará com três percursos distintos: 5 km, 10 km e 24 km. A largada do 5 km acontecerá às 15h30 na avenida Marechal Cândido Rondon, cem metros antes do viaduto da Tancredo Neves. Já a dos 10 km acontecerá às 15h45, com partida na rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Por fim, a largada dos 24 km será às 16h15, com saída da Praça Getúlio Vargas, na sede de São Cristóvão. Os três percursos terão como ponto de chegada a praça Inácio Barbosa (antiga Mini Golf), na avenida Ivo do Prado, em Aracaju.

Participarão da corrida atletas locais e de outros estados, com idade mínima de 16 anos. Para facilitar o acesso dos competidores aos pontos de largada, a organização da competição disponibilizará ônibus para transportá-los, a fim de que não haja atraso. Todos os ônibus partirão do Teatro Atheneu, na rua Vila Cristina, no bairro São José, com destino exclusivo aos pontos de largada, sem paradas ao longo dos trajetos.

A saída dos ônibus para os percursos de 5 km e 10 km acontecerá das 13h às 14h, e o traslado será feito por dentro da cidade. Já a saída dos ônibus que levarão os atletas para os 24 km acontecerá das 14h15 às 15h e o trajeto será feito pela BR 101.

Foto: Marcelle Cristinne

Leia também