Aracaju, 21 de maio de 2024
Search

Curso de empreendedorismo e empregabilidade é realizado em parceria com a Unit

93F46287-6E08-44F5-9BA4-DA023ADA8B37-1536x1023

Em parceria com a Universidade Tiradentes (UNIT), a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho (Semtrab), promoveu, na manhã desta quinta-feira, 17, o curso livre de empreendedorismo e empregabilidade, com duração de quatro horas. A capacitação ocorreu na unidade da Unit, localizada no Shopping Prêmio, e foi ministrada pela professora Isabel Barreto.

Dos 20 alunos matriculados, 16 compareceram ao curso. A secretária da Semtrab, Mônica Menezes, explica como se deu a parceria. “Em 2021 nós tivemos uma conversa com eles, mas por causa da pandemia não tivemos como ir adiante. Quando foi esse ano, tivemos mais outra reunião, fomos até a Unit, depois eles vieram até nós e assim nasceu a parceria. Eles nos deram três cursos livres”. Além do curso de empreendedorismo e empregabilidade, outros dois cursos serão realizados nesta sexta-feira, 18, sendo pela manhã o curso de gestão de pessoas e a tarde terá o curso de oratória.

A operadora de máquinas, Valdira Araújo, soube do curso pelas redes sociais da Prefeitura e como tem outros planos de vida não pensou duas vezes e logo realizou a inscrição. “A empresa que estou está para fechar, como preciso de renda, penso em montar um negócio e trabalhar para mim, trabalhar com o que eu amo”, disse. Ela ainda revelou que o filho garantiu uma vaga de Jovem Aprendiz por meio da Semtrab. “Ele foi chamado três dias depois que mandou o currículo”, finalizou.

Já Christian Vinícius tem o seu próprio negócio, uma lan house, mas ele pensa em crescer no ramo. “Eu quero aprender a administrar melhor o meu negócio, por isso resolvi fazer esse curso que, por sinal, tem sido de grande aprendizado”, disse.

Comprometimento e qualificação profissional são, no momento, as maiores exigências e, ao mesmo tempo, as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas, como explica Mônica. “As empresas sempre nos pedem algo a mais no currículo, por isso que a secretaria vai em busca das universidades para fecharmos parcerias e assim capacitar os socorrenses porque não é apenas inseri-los no mercado de trabalho, é também capacitar”, conclui Mônica.

Fonte e foto assessoria

Leia também