Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Deputada Maria Mendonça destaca luta em defesa da educação em Sergipe

Deputada estadual Maria Mendonça, foto Jadilson Simões Alese

Ações de parlamentar na área são diversas, e incluem implantação de campus da UFS e do IFS em Itabaiana, quando prefeita

“A comunidade estudantil é o futuro que será presente amanhã. E é só com a oferta de educação de qualidade que teremos um amanhã de progresso”. É esse o entendimento da deputada estadual Maria Mendonça (PDT), que ressaltou o Dia do Estudante, comemorado nesta quinta-feira (11), parabenizando todos os alunos de Sergipe. Pedagoga, ela destacou que sua trajetória na política sempre se voltou à defesa e ao desenvolvimento educacional do Estado.

“Quando fui prefeita de Itabaiana, assumimos uma importante luta e conseguimos levar ao município, o  campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS). As duas instituições têm cumprido um papel exímio na formação cidadã e de altíssima excelência de profissionais e pesquisadores, que contribuem para o avanço do nosso Estado”, afirmou a parlamentar, acrescentando que, no Brasil, a educação é um dos principais fatores de transformação e ascensão social – segundo estudo de 2019 da Fundação Getúlio Vargas.

Já enquanto deputada, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Maria foi autora de mais de 30 proposituras voltadas à construção,  reforma e ampliação de unidades de ensino na capital e interior. O intuito, disse ela, é assegurar que se faça valer, em sua plenitude, o direito constitucional à educação de qualidade. “Enquanto representantes do povo e fiscalizadores do Poder Executivo, é nosso dever garantir que os estudantes tenham acesso a ambientes adequados e dotados de todos os instrumentos e recursos necessários, a fim de que tenham êxito no processo de aprendizagem”, disse.

ATUAÇÃO AMPLA

O compromisso de Maria Mendonça com a educação na Alese se dá através de ações em múltiplas frentes. São Indicações, Projetos de Lei (PL), Indicações e Moções que refletem o empenho e preocupação da parlamentar com a área, compreendendo seu caráter complexo e multifacetado. Na forma do PL 30/2019, uma das iniciativas da deputada é o programa “Maria da Penha vai à Escola”, que versa sobre o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) na rede estadual de ensino, a fim de conscientizar alunos a respeito da violência contra a mulher e evitar crimes dessa natureza.

Também é dela, por exemplo, a sugestão ao Governo do Estado, através da Indicação 361/2022, de que seja instituída a “Semana de Conscientização Política” na programação de atividades escolares. A ideia é que os estudantes entendam como funciona a composição política do Brasil, além das funções e atribuições dos políticos nas esferas do Executivo e do Legislativo, no âmbito federal, estadual e municipal.

Além disso, Maria tem mantido posição de defesa em relação às universidades públicas, em especial à UFS. Por meio de Moções de Apelo direcionadas ao Governo Federal e ao Ministério da Educação (MEC), ela tem se colocado contra os cortes no orçamento das instituições federais de ensino superior, solicitando a revogação de bloqueios de recursos. “A educação é um campo vasto, composto por diversos elementos, atores e questões particulares. Nosso trabalho tem sido no sentido de atuar de forma ampla, com o objetivo de fornecer o melhor aos nossos estudantes”, enfatizou.

Da assessoria

Leia também