Aracaju, 29 de julho de 2025
Search

Dia do Farmacêutico ressalta importância desse profissional multitarefa

Silvia Alves - Farmacêutica do Centro de Infusão e Oncologia da Unimed Sergipe

 

Comemorado nesta sexta-feira, 20, o Dia do Farmacêutico destaca a importância desses profissionais que atuam de forma multidisciplinar para garantir a promoção à saúde através da elaboração, produção, análise e manipulação de fármacos e medicamentos.

Com uma atuação ampla e plural, os farmacêuticos estão presentes em diversas unidades e serviços da Unimed Sergipe: Hospital Unimed, Centro de Infusão e Oncologia, Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) e no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Ariane Nascimento, farmacêutica do Hospital Unimed, destaca que nas instituições hospitalares os profissionais de farmácia são sinônimo de qualidade de atendimento ao paciente internado.

“O farmacêutico hospitalar é responsável por todas as etapas do ciclo da assistência farmacêutica, desde a seleção até a dispensação de medicamentos no âmbito hospitalar, sendo o profissional que irá garantir a qualidade dos medicamentos e produtos para a saúde, fundamental na recuperação e tratamento dos pacientes”, detalha Ariane.

Além disso, os profissionais desenvolvem ações voltadas à farmácia clínica, ligadas diretamente à segurança do paciente, com atribuições voltadas ao acompanhamento farmacoterapêutico, avaliação de prescrição, reconciliação medicamentosa e buscas de farmacovigilância e tecnovigilância.

Atuação na oncologia

A farmacêutica Silvia Alves, que atua no Centro de Infusão e Oncologia, ressalta que onde tiver medicamento deve haver um farmacêutico atuando no controle de estoque, armazenamento, dispensação e qualidade do que está sendo oferecido ao paciente.

Na oncologia da Unimed Sergipe, o farmacêutico atua em toda cadeia do medicamento desde a padronização, controle de estoque, cuidado no armazenamento, manipulação dos quimioterápicos, dispensação, validação de prescrição médica, controle de qualidade dos medicamentos manipulados, atenção farmacêutica e farmácia clínica, além da validação dos protocolos de quimioterapia junto à equipe médica.

“O profissional especialista em oncologia é de fundamental importância para compor a equipe interdisciplinar, garantindo assim a segurança dos processos e o bom andamento e assistência de excelência aos nossos pacientes”, destaca Silvia.

Atendimento domiciliar

Além do trabalho diário nas unidades da Unimed Sergipe, os profissionais de farmácia também compõem a equipe do SAD, prestando o atendimento domiciliar aos pacientes assistidos pelo serviço.

O farmacêutico Ulisses Martins comenta que no SAD os profissionais da área são responsáveis pela assistência farmacêutica de todos os materiais utilizados no atendimento domiciliar, desde a realização de curativos até a administração de medicamentos e antibióticos de uso hospitalar por via intravenosa.

“Os farmacêuticos do SAD atendem ainda outras demandas da operadora, a exemplo da dispensação da quimioterapia oral para uso domiciliar regulada, dispositivo intrauterino (DIU), medicamentos solicitados para administração no ambulatório do NAIS, medicamentos para fisiatria e ortopedia, dentre outros”, relata Ulisses.

Fonte e foto assessoria

Leia também