Os cuidados com a saúde bucal estão relacionados à diversos aspectos da saúde, podendo interferir na fala, na ingestão de alimentos, em doenças cardíacas e outras, conforme alerta a Federação Dentária Internacional (FDI). Além disso, dados do IBGE revelaram que 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam dentes por falta de higienização correta.
A educação com a saúde bucal deve começar ainda na infância, uma vez que a escovação correta pode prevenir doenças para toda a vida do indivíduo, da infância à fase adulta. Diante da importância de abordar o assunto, a dentista Riana Bringel, do Hapvida Interodonto, fala sobre a escovação infantil. “Os cuidados com a saúde bucal devem iniciar desde cedo, a mãe após a amamentação ou a ingestão do leite deve utilizar uma gaze umedecida para higienizar a boca do bebê”, explicou.
A especialista reforça que a ida ao dentista deve acontecer após o primeiro dente da criança, e ter uma periodicidade de a cada 6 meses. “É nesse primeiro contato que o dentista vai apresentar os instrumentos, conversar com a criança e deixá-la à vontade no ambiente odontológico”, colocou.
Ela destaca que os pais e responsáveis precisam ajudar na escovação para que a criança comece a aprender e adquirir a destreza para escovar sozinha. “É importante o incentivo da escovação diária, para não correr o risco de uma evolução de processo carioso”, disse.
A dentista ainda chama a atenção para os cuidados com a alimentação, a exemplo do consumo de doces, ela destaca que é preciso evitar ou reduzir a ingestão, uma vez que são um dos maiores fatores para o desenvolvimento de cáries.
Fonte e foto assessoria