Aracaju, 28 de outubro de 2025

Aracaju, 15 de outubro de 2025

Search

Estudantes de Técnico de enfermagem promovem ação contra Câncer de Mama no HU

20221021_103223

Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%

Durante a manhã desta sexta-feira, 21, instrutores e alunos do curso Técnico em Enfermagem realizam uma ação de conscientização contra o Câncer de Mama e Colo do Útero no Hospital Universitário de Sergipe (HU), localizado no bairro Santo Antônio, em Aracaju.

Fernanda Bruno, professora e enfermeira da Ideco (instituição parceira da Unopar Sergipe e Unopar Bahia), reforçou que a ação busca promover informação entre os públicos mais propensos a desenvolver estas doenças, principalmente mulheres com idade a partir dos 35 anos.

O aluno Matheus Silva durante palestra aos pacientes do HU lembrou que é importante que tanto mulheres quanto homens fiquem atentos aos sinais de nódulos estranhos nas regiões mamárias. Somente em 2021, houve uma média de 50 mortes por dia em decorrência de Câncer de mama, de acordo com o Ministério da Saúde.

Além de palestras, alunos supervisionados por professores puderam aferir a pressão dos pacientes do Hospital como também medir a glicemia de diabéticos.

PREVENÇÃO

O diagnótico precoce aumenta as chances de cura em até 95%, de acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Daí a importância que todos os setores da sociedade participem e engajem informações sobre este tema.

De casa, mulheres podem apalpar a região mamária para identificar caroços. Em caso de encontrar algo diferente no corpo, é importante que a mulher (ou o homem) procure um médico o mais depressa para avaliação.

Foto assessoria

Por Carluz Lima

Leia também