Aracaju, 2 de maio de 2024
Search

Funcap realizará homenagem à historiadora Maria Thétis Nunes durante a 6ª Bienal do Livro

WhatsApp Image 2023-12-14 at 20.07.46

Estande expositivo e segunda edição das Medalhas do Mérito Historiadora Maria Thétis Nunes marcam presença da Funcap no evento

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, o município de Itabaiana, no agreste sergipano, receberá a sexta edição da Bienal do Livro, evento promovido pela Academia Itabaianense de Letras (AIL) que tem como objetivo fortalecer o cenário cultural e literário sergipano, promovendo a valorização dos escritores e dos pesquisadores dedicados à história e memória de Sergipe. A Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) também estará envolvida na iniciativa com uma programação especial em homenagem à pesquisadora Maria Thétis Nunes, celebrando o centenário de seu nascimento na cidade onde ela nasceu.

Durante os três dias de evento, a Funcap terá um estande expositivo, onde serão apresentadas obras literárias de autores sergipanos contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc (LAB). Além disso, um espaço será dedicado à memória de Maria Thétis, destacando sua contribuição para a cultura sergipana. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer também as unidades da Funcap, que englobam museus, teatros, centros culturais, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), galerias, entre outros espaços.

Na sexta-feira, 15, às 19h, no Espaço Sesc de Itabaiana, acontecerá a segunda etapa da entrega das Medalhas do Mérito Historiadora Maria Thétis Nunes, concedidas pelo Governo do Estado como parte das comemorações do centenário da pesquisadora e dos 203 anos da Emancipação Política de Sergipe. A primeira edição ocorreu em julho, no Palácio Museu Olímpio Campos, e homenageou dez historiadores, memorialistas e pesquisadores que desempenham um papel crucial na preservação e promoção da cultura e história de Sergipe. Nesta nova etapa, serão 23 homenageados, reconhecendo sua contribuição para a preservação da memória e identidade em municípios de Sergipe.

Para a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, essa é uma oportunidade de reconhecer pesquisadores e escritores que contribuem com a identidade e memória da nossa gente. “Na política de cultura de interiorização realizada pelo Governo de Sergipe, essas personalidades estão sendo reconhecidas, merecidamente, pelo Estado. Ao mesmo tempo, realizar a última etapa da entrega da medalha Maria Thetis Nunes em sua terra natal, é também de grande importância”, considerou.

Fonte Funcap

Leia também