Aracaju, 4 de maio de 2024
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Governo realiza implementação, revisão e reestruturação em laboratórios de Tecnologia

Laboratório de Informática foto Maria Odília 2023 (19)

Dos 256 laboratórios de TI, 22 são novos, 90 foram revisados e 19 foram reestruturados, somente neste ano de 2023

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Tecnologia e Informática (Astin), realizou um investimento significativo na modernização do ensino na rede pública estadual, reforçando o compromisso do Governo de Sergipe com a integração de tecnologias na educação. Atualmente, das 319 unidades escolares da rede estadual, 256 contam com laboratórios de Tecnologia da Informação. Desse total, 22 novos laboratórios foram implementados, 90 foram revisados e 19 foram reestruturados, somente neste ano de 2023.

De acordo com o diretor da Astin, Breno Carmo do Nascimento Santos, o investimento realizado nos laboratórios de TI das escolas é uma medida positiva, pois a tecnologia desempenha um papel vital na preparação dos alunos para o mundo digital atual. “É de extrema importância promover a igualdade de acesso à tecnologia educacional e fortalecer a infraestrutura das escolas para atender às demandas da sociedade atual. No entanto, é crucial monitorar continuamente a eficácia desses laboratórios e garantir que eles estejam sendo utilizados de maneira eficiente para melhorar o aprendizado dos alunos”, destaca.

Breno explica ainda que dos 256 laboratórios de TI, 90 foram revisados. “Essa revisão pode incluir a verificação do estado dos equipamentos, a atualização de softwares e a avaliação da eficácia do uso desses laboratórios no processo de ensino e aprendizagem”, acrescenta.

Sobre os 19 laboratórios que passaram por reestruturação, o diretor da Astin comenta que isso implica mudanças mais significativas, como a substituição de equipamentos obsoletos, a introdução de novas tecnologias e a melhoria geral da infraestrutura dos laboratórios. “A reestruturação é crucial para garantir que os laboratórios estejam alinhados com as demandas tecnológicas atuais”, aponta.

Além das revisões e reestruturações, houve a implantação de 22 novos laboratórios de TI. Isso sugere um compromisso contínuo em expandir a oferta de recursos tecnológicos para os alunos, alcançando escolas que possivelmente não tinham acesso anteriormente.

Na avaliação do diretor do Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos, Tarcísio da Silva Tavares, o laboratório de informática tem sido fundamental para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, propostas pelos docentes. “No início deste ano, recebemos nossa escola totalmente ampliada e reformada. Dentre as novas aquisições, destacamos o laboratório de informática, equipado com 30 novos computadores, dois ares-condicionados e quadro. Durante os turnos da manhã e tarde, os professores que pretendem utilizar o laboratório de TI devem realizar um agendamento com a coordenação pedagógica. Já no período da noite, de segunda a sexta, o espaço tem sido utilizado para o curso de ‘Programador de sistema’, uma parceria entre a Seduc e o Senac que está sendo um sucesso de público entre os adolescentes”, indica.

O diretor Tarcísio ressalta também que, para o estudante que não tem celular, nem acesso à internet, o laboratório é a melhor opção para que ele seja incluído nas atividades de pesquisa. “Reforço que as pesquisas são qualitativas, organizadas e orientadas por seus professores, e eles se sentem e são inseridos no mundo da tecnologia e da internet por meio do nosso laboratório. Sem esquecer que o estudante desenvolve alguns princípios, como o de ser protagonista, ser ético, autônomo e de cuidar do espaço público”, acrescenta.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, com os laboratórios em pleno funcionamento, ou seja, com a capacidade total de computadores e com a manutenção corretiva/preventiva em dia, Sergipe estabelece uma base sólida para integrar a tecnologia de maneira eficaz no ambiente educacional. “Esses laboratórios proporcionam oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades digitais essenciais, preparando-os para os desafios futuros, bem como para as oportunidades de carreira no mercado de trabalho”, finaliza o gestor.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

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