Aracaju, 18 de agosto de 2022

Mais de mil candidatos participam do vestibular de Medicina da Unit

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As provas aconteceram neste domingo e segunda em Aracaju-SE, Estância-SE, Maceió-AL, Jaboatão dos Guararapes-PE e Goiana-PE.

Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo Tiradentes realiza o seu processo seletivo unificado de Medicina. Cerca de 1.040 aspirantes a médicos participaram das provas neste domingo, 5, e segunda-feira, 6, no campus da Universidade Tiradentes (Unit), na Farolândia. Eles concorrem a mais de 300 vagas para o curso disponibilizadas em Aracaju-SE, Estância-SE, Maceió-AL, Jaboatão dos Guararapes-PE e Goiana-PE. O resultado da seleção será divulgado no site da Unit, na sexta-feira, 10.

Segundo o coordenador da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Compese), José Alves da Cruz Júnior, neste semestre a procura teve um alto número de candidatos e a perspectiva para o preenchimento das vagas é boa. “Como o processo é unificado, o candidato pode escolher até três opções de campus para realizar as provas e concorrer à vaga. Nós estamos fazendo o quarto processo seletivo unificado para Medicina, onde a gente unifica todas as unidades do Grupo Tiradentes. Atualmente, temos cinco escolas médicas e as provas estão acontecendo em Aracaju, Estância, Maceió, Jaboatão e Goiana”, informou.

A preparação para o vestibular é intensa para muitos estudantes. É o caso de Rafael Reis e Silva, mas ele se sente preparado. “Escolhi Medicina porque tenho paixão por essa área e também por ser algo que já vem de família. A Unit tem uma metodologia de ensino muito interessante, assim como a estrutura do curso, desde os hospitais até as clínicas. Então, é uma instituição que me interessa cursar. Estou me sentindo confiante, sinto que virarei ‘meduniter'”, declarou.

Para Vinícius Sodré, o sonho de fazer Medicina vem desde criança e, cursando na Unit, ele acredita que terá boas oportunidades no mercado. “Eu vejo que aqui as pessoas já saem prontas e sabendo como lidar com o mercado de trabalho. Além da escola, eu fiz um cursinho para reforçar alguns aspectos, chegar aqui preparado e saber que tenho condições de fazer a prova e passar. Estou um pouco nervoso, ansioso, mas creio que tudo vai dar certo no final”, disse.

Sophia Mitidieri decidiu fazer Medicina inspirada pelo avô e pelo tio. Para ter certeza da escolha, ela também conversou com estudantes do curso. “Escolhi o curso de Medicina porque é uma profissão muito linda. Acho que ajudar pessoas é o que a gente está precisando hoje em dia. Ter empatia, uma medicina mais humanizada… E isso se tornou uma meta para mim, uma coisa que eu quero muito conquistar. Acho que a Unit é muito preparada, oferta muitas coisas positivas e agrega muito aos estudantes”, declarou.

Para dar segurança aos candidatos, foram adotados os protocolos de biossegurança, principalmente nas salas de aula, sendo necessário o uso de máscaras e também disponibilidade de álcool gel. Além disso, a instituição adotou outras praxes de segurança, como a utilização de detectores de metal.

Projeto Pedagógico de Medicina

Com uma proposta atual e inovadora, o projeto pedagógico dos cursos de Medicina do Grupo Tiradentes é baseado no método PBL – Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) –, que mantém a relação ensino-aprendizagem focado no aluno como protagonista do processo. A metodologia é aplicada desde a década de 1960 em grandes universidades no exterior e, no Brasil, a partir da década de 1990.

As metodologias ativas são modelos de ensino que visam desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Com isso, as práticas pedagógicas são beneficiadas e todo o processo educativo é melhorado. O método PBL motiva e estimula a criatividade do estudante, promove o conhecimento de diferentes áreas médicas, oferta ao aluno a oportunidade de vivenciar a Medicina desde o início do curso, estimula o aprendizado em equipe e incentiva a busca de diferentes maneiras de como resolver um problema.

Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também