Aracaju, 11 de maio de 2024
Search

Nutricionista compartilha dicas como manter uma alimentação saudável nas festas fim de ano

da07c808-1992-4636-9a96-a9ca08f1d697

Excessos podem trazer danos à saúde e acarretar o desenvolvimento de doenças crônicas

Dezembro é uma época de grandes eventos, de confraternizações e da tradicional ceia de Natal. As opções de comidas são muito variadas e o ideal é manter o foco em uma alimentação equilibrada, sem extremismos ou terrorismos alimentares. A nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Ruth Pereira, dá dicas de como evitar exageros e aproveitar as festas de fim de ano de forma saudável.

Conforme a especialista, o ideal é optar por alimentos saudáveis, artesanais, integrais, carnes magras, assados e grelhados. “Nesta época, também é comum ter uma variedade de saladas. Então, é melhor escolher a mais natural possível, que não tenha muitos molhos”, ressalta.

Ainda segundo a nutricionista, é preciso se planejar adequadamente. “Muitas pessoas pensam que se preparar ao longo do dia é ficar em jejum por longas horas para ‘aproveitar’ o evento. Não é preciso fazer isso. Você deve se alimentar de forma habitual, porque, no momento da confraternização, vai fazer escolhas mais conscientes”, orienta.

A proposta, de acordo com Ruth, é buscar um equilíbrio. “O objetivo é encontrar boas alternativas para fazer escolhas inteligentes nas quantidades adequadas. Então, evite alimentos mais gordurosos, como frituras, porque podem inflamar seu corpo e trazer danos à sua saúde, como o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis”, alerta.

A nutricionista lembra, ainda, que, apesar das delícias e variedades postas à mesa, os encontros de dezembro vão além da comida. Assim, o foco deve ser distribuído com sabedoria. “São ocasiões para socializar, ver pessoas importantes, ter boas conversas e dar boas risadas”, assegura.

Em caso de dificuldade para conseguir um equilíbrio e viver o mês de dezembro sem excessos alimentares, Ruth sugere a consulta com um nutricionista. O profissional fará uma orientação individualizada e traçará uma estratégia alimentar conforme as preferências e as possibilidades do paciente.

Foto assessoria

Por Laila Oliveira

Leia também