Aracaju, 20 de setembro de 2025
Search

Projeto Corujinha garante vacina de bebês dentro das próprias maternidades

phpThumb_generated_thumbnail (1)

Os primeiros dias após o nascimento de um bebê, sobretudo para as mães que acabaram de gestar o primeiro filho, são de muitas dúvidas, assim como de preocupação com a saúde da criança. Por isso, a partir do Programa Corujinha, a Prefeitura de Aracaju garante que os recém-nascidos deixem as unidades hospitalares já vacinados com BCG e a 1ª dose da Hepatite B. Além disso, o programa também reforça orientações para as mães no pós-parto.

Neste ano, de janeiro a agosto, mais de 10 mil bebês receberam as vacinas logo nas primeiras 48h após o nascimento, deixando as maternidades já imunizados e seguros; uma média de mais de 1.200 recém-nascidos por mês.

O projeto integra o Programa da Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem (PSCAJ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e foi implementado pela Prefeitura de Aracaju em 2011. De lá para cá, segue sendo realizado no Hospital e Maternidade Santa Isabel, na zona norte da capital, e na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizada na avenida Tancredo Neves.

Com uma equipe de 16 auxiliares de enfermagem, o Projeto Corujinha acontece, diariamente, nas maternidades, de domingo a domingo, chegando a atender, muitas vezes, cerca de 50 bebês por dia. “Com esse serviço, as mães não têm necessidade de sair da maternidade e ainda ir procurar uma unidade de saúde para fazer essa vacinação, porque as crianças já saem daqui com essa segurança, afinal, as primeiras proteções que elas terão após o nascimento são essas vacinas e o aleitamento materno”, destaca a coordenadora do projeto, Jaqueline Almeida.

Orientação para as mães

Além de garantir a imunização dos bebês, o Projeto Corujinha também oferece um serviço de apoio às mães, com orientações para que elas saibam lidar com as primeiras fases do pós-parto.

“Orientamos sobre o aleitamento materno, sobre como dar o banho na criança, os cuidados com o cordão umbilical, registro de nascimento, vacinas e exames. Então, o projeto está aqui para ajudar essas mães nesses primeiros contatos e cuidados com essas crianças”, reforça a coordenadora.

Caderneta de Saúde da Criança

Também faz parte do projeto a entrega das Cadernetas de Saúde da Criança para todos os bebês recém-nascidos de Aracaju. O material é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e distribuído pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nas maternidades.

“Na caderneta consta o registro das vacinas, informações de peso, período encefálico e as triagens neonatais realizadas nas maternidades, como o teste do olhinho, do coração, da língua e da orelhinha, ficando de fora apenas o teste do pezinho, que é realizado após a alta, no período correto, entre o terceiro ao quinto dia de nascimento. Então as crianças recebem todo um cuidado logo após o seu nascimento nas maternidades”, garante Jaqueline.

Foto: Sergio Silva

Leia também